Escola municipal em São Cristóvão ganha horta nesta quinta (20)

Lugares que antes eram ociosos e subutilizados em espaços públicos e em escolas municipais passaram a ganhar cor e vida com estruturas montadas para plantações de verduras e legumes. Nesta quinta-feira (20), às 9h, a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada na Rua Lauro de Freitas, em São Cristóvão, será beneficiada com plantio de hortaliças.

A unidade contará com seis leiras, totalizando 18 metros quadrados disponíveis para os cultivos. Lá, serão plantadas 176 mudas de 13 espécies: alecrim, manjericão, hortelãs dos tipos graúdo e miúdo, orégano, alface, cebolinha, salsa, coentro, rabanete, beterraba, rúcula e quiabo. Esta será a oitava em instituições educacionais da capital baiana.

As outras estão implantadas nas escolas municipais Fernando Presídio, em Paripe; Arlete Magalhães, em Castelo Branco; do Bairro da Paz, no bairro de mesmo nome; Bosque das Bromélias, no Jardim das Margaridas; Beatriz de Farias, na Boca da Mata; Clemilda Andrade, em Brotas; e Associação Criança e Família, no Rio Sena.

Desde 2016, quando Salvador ganhou a primeira horta em espaço público, no bairro da Pituba, a Prefeitura tem apoiado iniciativas desse tipo por cidadãos que buscam ocupar áreas inutilizadas da cidade de modo sustentável. Atualmente, já são nove hortas urbanas espalhadas.

A Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) é o órgão responsável por receber os pedidos de introdução das hortas, de realizar avaliação técnicas da área onde os futuros canteiros serão instalados e por fazer reuniões com moradores para apresentação do projeto. Também fazem parte da assistência prestada pela Prefeitura a limpeza e roçagem do terreno, suporte para estruturação das leiras e doações das primeiras mudas. Os pedidos são feitos através do telefone 3611-3802.

O compromisso de cuidar diariamente da horta depois de entregue é dos moradores solicitantes. Essa manutenção acontece a partir do trabalho compartilhado entre os membros da comunidade, em atividades como regamento, vigilância, limpeza, coleta e manejo dos vegetais. Os vegetais colhidos nas hortas comunitárias e escolares são utilizados para confecção da merenda escolar e para instituições beneficentes de diversos bairros de Salvador.

Guia – Para ajudar às comunidades sobre como planejar a criação de uma horta, os cuidados que se deve ter com o local destinado ao plantio de hortaliças e de que maneira plantar cada espécie, a Prefeitura criou o Guia para a Implantação e Gestão de Hortas Urbanas e Escolares.

O documento está disponível gratuitamente em versão digital (anexo) e instrui sobre os cuidados que se deve ter com a escolha do local, como, por exemplo, a drenagem do terreno e da disponibilidade de água para a rega das plantas, até instruções acerca das dimensões dos canteiros onde as mudas serão fixadas, as condições ideais do solo e medidas que ajudam no controle de insetos-praga, ácaros e doenças.

Além disso, o tutorial ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e dá dicas da época ideal para se plantar em Salvador. Traz ainda um fichário ilustrativo para consulta rápida das caraterísticas de 30 hortaliças, como cebolinha, berinjela, abóbora e diversos tipos de alfaces.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados