Alérgicos e intolerantes devem ficar atentos ao caruru de Cosme e Damião

Para os soteropolitanos, o mês de setembro não representa apenas a chegada da Primavera. O que chama a atenção dos olhos e, principalmente, do paladar neste mês é a realização do tradicional caruru de Cosme e Damião, celebrado no dia 26 pelos católicos, e no dia seguinte pelo Candomblé e Umbanda. Essa data, no entanto, pode ser um problema para os alérgicos a algum item do prato típico, ou intolerantes à receita.

A nutricionista Camila Berbet, da rede municipal de saúde, explica que a situação dos alérgicos a algum item presente no caruru é complicada porque essas pessoas não podem, de forma alguma, ingerir esses alimentos. “No caso específico dessa comida, tem que ser uma pessoa muito especial, que consiga substituir uma especaria por outra, para realçar o sabor com outro ingrediente”, afirma a especialista.

Dos itens presentes no caruru de Cosme e Damião, o camarão, castanha, amendoim, ovo e glúten são os mais comuns como causadores em um quadro de alergia. A nutricionista explica que no caso de alguns alimentos, como o camarão, a substituição é difícil, mas existe outras alternativas para o restante da receita. “Ela pode realçar o sabor com outros temperos, como mais cebola, coentro, gengibre, pra tentar melhorar o sabor”, orienta.

Os principais ingredientes da receita tradicional do caruru de Cosme e Damião são o camarão fresco, camarão seco, quiabo, amendoim torrado e moído e azeite de dendê. Acompanhamentos como o feijão preto, pipoca, acarajé, inhame, farofa e banana da terra também fazem parte da tradição. No caso do vatapá, que é feito com pão, portanto contém glúten, ele pode ser substituído por uma raiz, fruta pão, ou até mesmo uma abóbora.

Equilíbrio – Já para os intolerantes a algum dos itens presentes no caruru de Cosme e Damião, a dica é manter o equilíbrio. Camila explica que a intolerância é diferente da alergia, já que, normalmente, as consequências são alguns desconfortos, como a sensação de “inchaço”.

“Se ela estiver no processo da dieta de não poder comer, não vai poder, e pronto. Mas se ela sabe que tem intolerância, que causa uma má digestão, caso coma em pouca quantidade, é só comer em quantidade menor. Mas isso deve ser alinhado com um acompanhamento profissional”, esclarece a especialista.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados