Prefeitura oferece curso sobre acessibilidade a partir desta segunda (17)

Com o objetivo de garantir os direitos das pessoas com deficiência, a Prefeitura abre inscrições para curso gratuito sobre acessibilidade aplicada, voltado a estudantes e servidores municipais. As aulas serão ministradas no prédio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na Rua Guedes e Brito, no Centro, por Eduardo Ronchetti de Castro, arquiteto especialista em acessibilidade e na realização de projetos de adaptação de ambientes públicos e privados.

O curso será dividido entre duas turmas, de 60 alunos cada. A primeira participa das aulas na segunda-feira (17) e terça-feira (18), das 8h30 às 18h30. Já a segunda turma recebe as orientações do especialista na quarta-feira (19) e quinta-feira (20), também das 8h30 às 18h30. Os conteúdos para as duas turmas serão os mesmos.

O início das aulas abordará o conceito de acessibilidade: porque adaptar e como garantir o acesso a todos; quem são as pessoas com deficiência e as pessoas com mobilidade reduzida; a evolução do “homem padrão” e a arquitetura inclusiva; rota acessível; e o que deve ser adaptado e como garantir acesso a todas as pessoas. “Queremos consolidar a acessibilidade para que todos pensem na pessoa com deficiência no momento de suas ações”, afirmou a diretora-geral da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Risalva Telles.

Após essa introdução, os alunos vão aprender sobre o conceito e prática do desenho universal, leis e normas de acessibilidade, projetos e laudos de acessibilidade, vivência e vistoria e laudos técnicos. A ideia é capacitar arquitetos, engenheiros, projetistas, designers, técnicos, funcionários públicos, profissionais e estudantes interessados em adquirir conhecimento sobre a acessibilidade para realização de projetos, laudos e obras acessíveis.

Como participar – Para participar do curso, o interessado deve entrar em contato com a UPCD através dos telefones (71) 3202-6136/6185. O candidato deve informar seu nome completo, CPF, endereço, formação ou curso, telefone para contato e dizer qual turma deseja integrar. As inscrições permanecem abertas até esta sexta-feira (14).

Os participantes receberão ao final do curso 25 Blocos de CAD com detalhes sobre a Norma Brasileira (NBR) 9050/2015; Modelo de Memorial Descritivo de Acessibilidade; modelo de laudo de acessibilidade; check list completo para banheiro acessível; participação de webinário ao vivo online após o curso. Também será entregue aos alunos que atingirem 75% de participação um certificado, com a informação da programação e quantidade de horas/aula.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados