Prefeitura inicia reordenamento do comércio informal no Centro Histórico

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai iniciar uma grande ação de reordenamento da atividade informal no Centro Histórico de Salvador, que consiste em três etapas: capacitação dos mais de 300 ambulantes que atuam no local, recadastramento desses profissionais e padronização da vestimenta.

Nesta terça-feira (18), às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, será feita a apresentação do projeto aos vendedores ambulantes, trançadeiras e baianas. Esse projeto já vem sendo discutido com os ambulantes desde o ano passado. Na ocasião, será realizada a palestra “Empreendendo com $ucesso”, ministrada pela manhã e à tarde por dois palestrantes do Sebrae.

Oficinas – A capacitação dos profissionais será feita através de oficinas, que também serão ministradas pelo Sebrae a partir do dia 8 de outubro, e estará voltada para o cuidado com a imagem pessoal, tendo em vista uma melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas.

No total, serão 10 turmas com cerca de 30 alunos em cada oficina, que terá carga horária de quatro horas. Todos os participantes receberão certificado de participação, além de um kit educativo de boas vendas, composto por vídeo e material impresso, que orienta o empreendedor a planejar, organizar e gerenciar o seu negócio com sucesso. As aulas ocorrerão na Sociedade Beneficente Montepio dos Artistas, localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco.

A participação nos cursos será condição necessária para o recadastramento de quem já atua no Centro Histórico, nas áreas das praças Cairu, Municipal e da Sé, bem como no Terreiro e Largo de São Francisco, além do Largo do Pelourinho.

A terceira e última etapa se dará com a distribuição pela Semop de novos fardamentos aos ambulantes devidamente recadastrados, que terão um número de identificação vinculado à sua licença. A vestimenta também terá cores variadas para identificar a área onde cada um atua. No caso dos artistas de rua, como as trançadeiras e pintores tribais, será desenvolvido um avental específico para facilitar a atuação dos mesmos no manuseio dos cabelos e na pintura dos clientes.

“O objetivo desse reordenamento é aperfeiçoar e capacitar os comerciantes dessa área turística tão visitada em nossa cidade, promovendo seu crescimento pessoal e profissional e desenvolvendo o conhecimento para a gestão do seu próprio negócio, além de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos soteropolitanos e turistas para que a experiência de visitar o Centro Histórico seja a melhor possível”, explica o gestor da Semop, Marcus Passos.

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