Confira opções de espaços públicos para curtir a primavera em Salvador

Os últimos ventos de inverno já anunciam as cores, os aromas e o espírito de renovação da Primavera, atiçando o desejo por caminhadas, piqueniques e passeios na companhia de quem se gosta. A capital baiana oferece desde opções naturais, como praias e parques, até eventos criados especialmente para receber a estação das flores com arte e estilo. No caso do Festival da Primavera, são 15 dias de opções culturais e esportivas para todos os gostos.

Dentre as opções a céu aberto, Salvador oferece alternativas de lazer, esporte e contemplação, como ocorre nos faróis da Barra e de Itapuã. São locais onde, além da possibilidade de curtir o gramado e a paisagem do entorno, é possível realizar passeios de bicicletas, manobras de skate ou simplesmente reunir família e amigos para contemplar o pôr do sol.

“Salvador possui paisagens belíssimas e o cidadão está, aos poucos, redescobrindo essas áreas importantes da cidade, à medida que vamos recuperando os espaços”, destaca a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. A pasta atua na elaboração de projetos municipais de requalificação urbanística.

E não se trata apenas de pontos mais badalados. Lugares como Ribeira, Plataforma e Itacaranha contam também com espaços de convivência bastante movimentados, sejam na orla marítima, que recebeu novos paisagismo, ciclovias e espaços para crianças, seja na Avenida Almeida Brandão, que foi totalmente remodelada e hoje atende à população também nos momentos de lazer.

Parque da Cidade – Destaque na oferta e variedade de espaços verdes e opções de lazer em Salvador, o Parque Joventino Silva, popularmente conhecido como Parque da Cidade, no Itaigara, tem aproximadamente 72 hectares de área útil e está aberto à visitação pública diariamente, das 8h às 17h. Ainda no parque, a tradicional Parede Verde, localizada na entrada do espaço, é um dos cenários preferidos para fazer uma bela foto ou selfie com familiares e amigos. A estrutura possui oito metros de largura por três metros de altura e chama a atenção pela diversidade de cores – azul, roxo, rosa, vermelho e branco – das flores da espécie sampantins.

Festival e maratona – Iniciado no fim de semana, o tradicional Festival da Primavera chega à sexta edição sob a coordenação da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O público pôde conferir atrações como a feira Coreto Hype, na Avenida Centenário, e a “Volta no Dique”, comandada pelo projeto Mudei de Nome (ex-Alavontê). Nesta segunda (17), a programação engloba o projeto “Bordando Sonhos” no Acervo da Lage, no São João do Cabrito; e oficinas culturais nos espaços Boca de Brasa Avançar, no Bairro da Paz, e Pracatum, no Candeal.

Dentre as novidades deste ano, o festival marca a antecipação da Maratona Salvador para o mês de setembro; a realização do Rei e Rainha do Mar e da 1ª Primavera no Mar, em São Tomé de Paripe; e a 1ª Festa San Gennaro, no Rio Vermelho. Os Espaços Boca de Brasa também estreiam na programação com diversas oficinas e as atividades esportivas e de lazer ganharam mais espaço, a exemplos do Ruas de Lazer, do 1º Rally Salvador e da competição de crossfit Hero Salvador.

Na parte musical, uma das principais atrações é a apresentação do cantor Lenine, no dia 22, quando a estação das flores entra oficialmente em ação. A programação completa pode ser conferida no site oficial do Festival da Primavera.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados