Cerca de 160 casas começam a ser reformadas no Engenho Velho de Brotas

Cerca de 160 casas começaram a ser reformadas na Rua Nova do Bariri, no Engenho Velho de Brotas. Neste sábado (15), o prefeito ACM Neto assinou ordem de serviço para início das obras através do Morar Melhor, programa de melhorias habitacionais que beneficia justamente famílias que não conseguem promover reformas nas próprias casas em razão de dificuldades financeiras. As reformas são tocadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Por meio do programa, são realizados serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado, dentre outros, dando melhores condições de moradia a famílias que enfrentam dificuldades financeiras para tocar a própria reforma. “Estive aqui um tempo atrás e as pessoas pediram para que o Bariri ficasse mais bonito, e aí conseguimos trazer para cá o Morar Melhor, que muito me orgulha porque poucas cidades no Brasil conseguem, com recursos públicos, promover um programa habitacional”, afirmou o prefeito ACM Neto.

A dona de casa Mirian Andrade dos Santos, de 54 anos, chegou a se emocionar ao ver tudo o que foi feito na sua casa. Com problemas de saúde em razão do excesso de peso, Mirian chegou a se ver impedida de sair da própria casa. Hoje, com novas portas e janelas, com um telhado novinho em folha e com acessibilidade, ela celebra a mudança de vida. “Nunca imaginei que minha casa ficaria nesse estado. Antes, quando eu via uma nuvem no céu já me dava um desespero. Chegava a ficar com água pelo joelho. Só vivia dentro de casa porque não conseguia sair. Hoje levanto e saio sozinha”, contou.

Esta é a segunda etapa do programa. Ela teve início em dezembro do ano passado, e cerca de 4,5 mil casas estão sendo beneficiadas nesta fase. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão. O programa pretende resgatar a cidadania e a autoestima da população residente nas áreas contempladas, promovendo também assistência técnica nas áreas de Arquitetura e Construção Civil, oferece moradia digna às pessoas e dá oportunidade de trabalho para moradores que já atuam como pedreiro e auxiliar de pedreiro.

Critérios – A escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais: são escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo. A definição dos serviços é feita em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos.

Balanço – Desde 2015, o Morar Melhor já reformou casas em mais de 50 bairros de Salvador, e a meta é chegar à marca de 40 mil residências até o fim de 2020. Devido ao grande sucesso no quesito boas práticas em habitação, o programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados