Festival da Primavera celebra chegada da estação das flores

Confira a programação que envolve música, esporte, gastronomia e lazer.

Criado em setembro de 2013, o Festival da Primavera, um dos momentos mais esperados dentro do calendário de eventos da cidade, começa neste sábado (15) e segue até o próximo dia 30. Cheio de novidades, ele acontece em 21 bairros, com uma programação que envolve esporte, gastronomia, lazer, música e qualidade de vida. A sexta edição do Festival da Primavera chega com o mesmo objetivo de sempre: abrir oficialmente as portas da cidade para o período de grande movimentação turística em Salvador. Confira toda a programação em festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.
Esse ano, o primeiro evento musical acontece já no próximo domingo (16). A famosa Volta ao Dique vem pela primeira vez para a Primavera. A festa começa às 10h, no Dique do Tororó. O grupo Mudei de Nome, formado por Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord, Jonga Cunha e Andrezão Simões, dará, como sempre, a volta completa no Dique, a partir da Arena Fonte Nova, ponto de início e também de término do desfile.

No dia 22, mais quatro locais recebem a música durante o festival. No Rio Vermelho, o som ficará por conta do show da Orquestra Popular da Bahia (OPB), que homenageia os 60 anos da Bossa Nova, e do pernambucano Lenine. A partir das 19h30, a OPB ainda levará ao palco as cantoras Ellen Wilson, Carla Visi, Márica Short e Cátia Guima, que emprestarão suas vozes para acompanhar os músicos da orquestra. Com o show “Em trânsito: o tom é grave; o tempo é breve”, Lenine será o último a cantar na noite e promete agitar o público que estrará no Largo da Mariquita, às 21h.

Além do show no Rio Vermelho, o festival realiza, no dia 22, a 1° Primavera no Mar. Inédito, o evento acontece na Praia de São Tomé de Paripe, das 11h às 14h. Uma das maiores novidades deste ano, o evento levará um palco flutuante com show do músico Léo Macedo e convidados, que vai animar o público tocando reggae, axé, arrocha, pop, rock, forró e muito mais. Um espetáculo para os banhistas que estiverem na praia e também para quem estiver em embarcações.

Outra novidade musical acontece no Parque da Cidade: o Festival de Fanfarras, também no dia 22, a partir das 13h. Fanfarras compostas por alunos das escolas municipais de Salvador se apresentam com muito charme durante o Festival da Primavera. O evento levará ao público toda beleza e musicalidade dos especiais e saudosos desfiles de fanfarras.
Por fim, o show de Denny e apresentações do grupo FitDance agitam o público que estiver no Farol da Barra, no dia 23, pela manhã. As apresentações comemoram a 2° edição da Maratona Cidade de Salvador, mas será aberta ao público de toda cidade e também aos turistas.

Esporte – Com o esporte aflorado, o Festival da Primavera destaca a realização da Maratona Cidade de Salvador, calendarizada nacionalmente, e que este ano será realizado no dia 23 de setembro. No dia 30, outra grande competição acontece pela primeira vez na capital baiana: o Hero Salvador, que leva o esporte crossfit para o Largo do Farol da Barra.

Além das competições, aulas gratuitas serão realizadas ao longo do dia no local. Com grandes premiações e uma super estrutura, o Hero pretende chamar atenção nacional ao festival. Para os amantes do automobilismo, outra ação vale destaque: o Rally Salvador, que acontece no dia 30, a partir das 10h, no Jardim de Alah. O evento é um rally de estratégia e navegação por mapa e bússola, para automóveis 4×4 e 4×2.

Além desses, o Passeio Cicloturístico da Primavera também volta ás ruas da cidade e promete levar centenas de ciclistas de toda Bahia para dar uma volta passando pelos pontos turísticos da capital. O festival ainda abraça a competição Rei e Rainha do Mar, marcado para este sábado (16), a partir das 7h30, em São Tomé de Paripe. A final da Copa das Ligas também faz parte do calendário de esportes do Festival da Primavera. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). Gastronomia – A novidade este ano na gastronomia é a 1° Festa San Gennaro, que acontece no dia 22 de setembro, das 10h às 22h, na Rua Professora Almerinda Dutra e Rua Borges dos Reis – em frente à Igreja de Santana, no Rio Vermelho. A Festa San Gennaro de Salvador é um evento público que homenageia a cultura e gastronomia italiana, tão presentes no Brasil e unanimidade entre os consumidores e apreciadores da boa comida. Durante o evento, o público poderá degustar o melhor da culinária italiana a preços populares, além de curtir apresentações musicais em palco montado. As crianças terão atenção especial com atividades culturais e de lazer.

A festa também apoiará a Maratona de Salvador com a criação de um prato fit para os maratonistas a preço especial para eles, além de desconto nas barracas de alimentos e bebidas para os inscritos na competição. Será montado no local um ponto de recepção de alimentos não-perecíveis, doadas à Paróquia de Santana.

Para quem gosta da gastronomia baiana, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) montou um verdadeiro festival para turistas e soteropolitanos, onde cada restaurante participante vai apresentar uma oferta diferenciada de uma receita especial todas inspiradas na estação da Primavera. O Festival Gastronômico da Primavera acontece entre 15 e 30 de setembro. Participam do projeto os restaurantes: Pizzaria Pastelburg, La Parrilla Porteña, Coffeetown Salvador, Casa De Tereza, Baby Beef Express, Seven Wonders Café, Kimukeka, Rhoncus Pub, Ponte Aérea Bar, Restaurante Gibão De Couro, Armazém Paulistano, Toko, Blue Praia Bar, Guapo Mexican Bar e Saúde Brasil.
Ainda para os amantes da boa cozinha, entre os dias 20 e 22 de setembro, o projeto gastronômico Cozinha Show realiza a sua terceira edição na programação do Festival da Primavera. Chefs renomados fazem uma aula, seguida de degustação. O tema este ano é “A gastronomia da Bahia reinventada”, trazendo nomes como Celso Vieira (pasta em Casa), Anderson Souza (La Puperia) e Lucius Gaudenzi (Du Chef). O projeto conta ainda com apoio do Senac, que apresentará uma oficina de pastisserie.

No sábado, a tradicional aula para as crianças, com a chef Leka Hattori, coloca a meninada dentro do universo da gastronomia, vestindo aventais e toucas para colocarem a mão na massa. A novidade desta edição fica por conta de um debate sobre a tecnologia na gastronomia, onde a chef Leka Hattori apresentará as últimas novidades tecnológicas no segmento, incluindo a impressão em 3D de um alimento. A entrada é gratuita, mas sujeita a limitação de vagas.
Feiras – O Coreto Hype completa dois anos neste Festival da Primavera. Com sua primeira edição realizada em 2016, a feira de economia criativa leva uma programação musical, infantil e de bem-estar para a Avenida Centenário neste fim de semana (15 e 16 de setembro), das 10h às 22h.

Entre as atrações já confirmadas estão saraus, oficinas de dança, de ginástica, yoga, jogos infantis, pintura de rostos, show com o Mágico Dragon e oficina de slime. Além de shows marcados com Forró no Kilo, Tangolo Mangos, Santa Java, DJ Kerol Mansur, Dj Humba, Yan Cloud, Thaise Maciel, DJ Kerol Mansur, Dj Humba, Banda Casinha de Brinquedos, Noite Vermelha, Sant07, Banda Praiou, A Céluala, Batifun e Diamba. A programação completa pode ser encontrada nas redes sociais do evento (@coretohype).

Já entre os dias 18 e 23 de setembro, a Praça Dois de Julho, no Campo Grande, será palco de uma grande feira. Das 9h às 21h, o público poderá conferir a VII Feira de Artes da Primavera, promovida pela Associação dos Artesões da Bahia. Trata-se de um evento solidário que oportuniza aos artistas baianos o escoamento da produção artesanal. O evento conta com uma programação extensa, buscando atrair a população de Salvador e região, além dos turistas que estarão pela cidade.

No dia 23 de setembro, a Feira de Arte e Antiguidades também acontece na praça do Campo Grande, a partir das 9h. No local, será possível encontrar lojas de raridades, móveis antigos, decoração retrô, itens de colecionismo, brechó, sebo e muito mais.

Lazer – Os monitores do projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), farão a alegria da criançada em 17 pontos da cidade, durante todos os dias do festival. O projeto leva jogos esportivos e de tabuleiro, além de pintura de rosto, o que garante a alegria da criançada durante o Festival da Primavera. Já no dia 23 de setembro, acontece no Parque da Cidade o minicircuito de bicicleta para a criançada de 3 a 7 anos.
Cultura – O edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos Arte Todo Dia, selecionou alguns projetos para acontecerem especialmente durante a semana do Festival da Primavera. Os bairros de São João do Cabrito, Calabar, Mussurunga, Boca do Rio, entre outros, contarão com uma programação especial, com oficinas de borbados, de poesia, batalhas de Mc’s e várias ações.

Além disso, a Fundação Gregório de Mattos montou uma programação especial para celebrar a chegada da Primavera com exibição de filmes, poesia, educação patrimonial, literatura, oficinas de bordado, música, dança, teatro, grafite e muito mais. É um show de cultura para assistir, interagir e se qualificar. Tem ação nos espaços culturais Boca de Brasa, no Espaço Cultural da Barroquinha e no Teatro Gregório de Mattos.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados