ACM Neto vai à reabertura da Catedral Basílica nesta sexta (14)

O prefeito ACM Neto participa nesta sexta-feira (14), às 17h, da entrega da restauração e reabertura da Catedral Basílica, símbolo da arte sacra e da arquitetura religiosa no Brasil, situada no coração do Pelourinho, no Terreiro de Jesus. O templo, que é testemunha da história do catolicismo no Brasil, possui acervo com telas de autores seiscentistas, móveis em jacarandá e diversos objetos sacros em ouro e prata. Monumento do século XVII, foi o quarto templo construído pelos jesuítas na capital baiana, entre 1652 e 1672, e é o último remanescente do conjunto arquitetônico do Colégio de Jesus.

A obra de restauração foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e da Prefeitura, através do suporte técnico. Foram utilizados recursos de mais de R$17,8 milhões do governo federal, através do PAC Cidades Históricas. Iniciativas de recuperação do patrimônio histórico como essa permitiram, por exemplo, a entrega da Casa do Carnaval, também no Pelourinho, e das obras para instalação da futura sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da área técnica do Espaço Cultural da Barroquinha, em frente à Praça Castro Alves.

Mais religiosidade – Bem perto da Catedral Basílica, a Prefeitura entregará, até o fim do ano, o Centro de Referência da Igreja Católica do Brasil, que funcionará no Palácio Arquiepiscopal de Salvador (Praça da Sé, Pelourinho), garantindo a efetivação da instalação do memorial. Gerido pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o edifício – que possui três pavimentos e um porão – passará a ser um espaço de cultura e meditação. O espaço abrigará exposições temporárias e viabilizará o compartilhamento de conhecimentos com acervo museográfico e expográfico.

Além disso, vale frisar que, dentro dos investimentos na requalificação do Centro Antigo de Salvador, a Prefeitura já deu início às obras de requalificação do Terreiro de Jesus. Nos próximos dias, também será dada a ordem de serviço para o início imediato das obras de requalificação da Avenida Sete e da Praça Castro Alves, que serão divididas em quatro etapas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados