Prefeitura reduz distorção idade-série para alunos do Ensino Fundamental

Os esforços implementados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) reduziu a distorção idade-série – atraso entre a idade das crianças e a série em que deveriam estar – entre os alunos da rede municipal. Em 2016, o índice era de 34% nos Anos Iniciais. Esse percentual caiu para 30,5% no ano passado, com 24.521 alunos nesta condição. Já para os Anos Finais, a distorção em 2016 era de 52%, caindo, em 2017, para 49,4% (9.075). A mudança se deve à aplicação de programas para conter a defasagem escolar e conta com a parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Do total de alunos em distorção em Salvador, apenas 28,5% (32,8 mil) pertencem à Rede Municipal. A maior parte da distorção, 84.121 estudantes, está na rede Estadual. “À primeira vista, parece um salto pequeno. Mas, se levarmos em conta o quanto se avançou neste período, percebemos que conseguimos algo significativo. Não se trata apenas de aprovação pura e simples, mas de devolver esperança e dar uma chance a essas crianças. Portanto, a avaliação deve ser realizada a partir de um olhar com dimensão social”, explica a diretora-pedagógica da Rede Municipal de Ensino, Joelice Braga.

Avanços – A diminuição da distorção idade-série na Rede Municipal se deve ao Programa Idade Certa que, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, atua por meio dos projetos “Se liga” e “Acelera”. Enquanto o primeiro se ocupa da distorção de 2 mil alunos não alfabetizados, por meio da construção de uma base alfabética, o Acelera trata do avanço de três mil alunos que já alfabetizados, mas que por algum problema tiveram atraso no fluxo escolar.

A ação se dá por meio de formação continuada específica para cada situação. Também é implementado um sistema apropriado para a distorção idade-série. Tudo acontece sob a condução de um pedagogo que atua como mediador junto aos educadores, acompanhando a evolução dos alunos e orientando os professores. “Toda equipe pedagógica da Rede Municipal de Ensino está envolvida na correção desta defasagem. E esse foco nos permite avançar cada vez mais”, finaliza Joelice Braga.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados