Salvador recebe primeiro simpósio sobre práticas esportivas no município

Salvador recebe nesta semana o primeiro simpósio “Mapeamento da Prática de Atividades Esportivas pelos Alunos da Rede Municipal de Ensino de Salvador Dentro e Fora do Ambiente Escolar”, que começou nesta segunda (03) e segue na quarta-feira (05), no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, Praça Municipal. O encontro visa apresentar aos órgãos municipais a necessidade de fazer um mapeamento do esporte na cidade, e é fruto de um convênio entre o Ministério do Esporte e a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

O evento foi dividido em duas etapas: a primeira aconteceu na tarde desta segunda (03) e recebeu servidores da Semtel, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Prefeitura-Bairro, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O primeiro dia foi de apresentação dos serviços, programas e projetos da área de esporte realizados e/ou em realização em Salvador, além da formação do Grupo de Trabalho, responsável por monitorar todas as atividades previstas no projeto. Na quarta (05), o evento acontecerá das 9h às 17h e serão realizadas as palestras “O esporte e o desenvolvimento psicossocial de criança e adolescente”, e “Como ser um empreendedor do esporte”. No mesmo dia, haverá também a apresentação de experiências exitosas na área do esporte e propostas de mapeamento do cenário das ações do segmento em Salvador.

O diretor de esportes da Semtel, Paulo Meira, destaca a importância do mapeamento. “Nunca foi realizada em salvador uma proposta como essa, que visa entender a situação do esporte nas escolas e nas comunidades. Teremos, em números, a real necessidade da cidade. A partir desse resultado, nós vamos otimizar a realização de obras e, dependendo do número de moradores, a comunidade pode receber uma praça esportiva e as atividade físicas serem transferidas para lá”, certifica Paulo Meira.

“É importante que as crianças conheçam os diversos esportes existentes no Brasil e possam praticá-los também em suas comunidades. Para a amostragem, algumas escolas serão contempladas no período de pesquisa e os dados serão o resultado para a prefeitura aplicar bem o investimento do esporte”, explica a coordenadora pedagógica da Smed, Olgalíce Suzarte.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados