ACM Neto enaltece importância da Lava Jato para o Brasil

O prefeito ACM Neto marcou presença na abertura do 3° Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que teve início nesta quinta-feira (23) no UCI Orient Shopping Barra. Com o tema “30 anos da Constituição democrática: avanços e perspectivas no enfrentamento à corrupção”, o evento é promovido pela diretoria regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e acontece até amanhã (24), reunindo grandes nomes da Justiça brasileira para debates, palestras e troca de experiências.

O encontro reúne diversas autoridades, incluindo o juiz Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato na 1ª instância da Justiça Federal, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, além de representantes da Polícia Federal (PF), Ministério Público (MP), federações e associações. Cerca de mil pessoas estiveram na sala do cinema para assistir às apresentações.

ACM Neto participou da mesa de abertura do simpósio e falou sobre a importância do evento para o país: “No ano como esse, de eleição em todo o Brasil, não haveria momento mais oportuno para debater combate à corrupção. Costumo dizer que a crise que vivemos do país nos últimos quatro anos pode servir de mudança de paradigma e de eixo para o futuro”, disse.

O prefeito também aproveitou a ocasião para ressaltar como a Operação Lava a Jato se tornou um divisor de águas no combate a crimes cometidos pelo poder público. “É o maior símbolo do combate à corrupção. Eu, como cidadão, confesso a vocês que espero que ela tenha força, que possa mudar definitivamente parâmetros e paradigmas da atuação na gestão pública brasileira”, emendou ACM Neto.

“Normalmente, a gente é defrontado com a pergunta se uma operação como essa, se diversas operações realizadas pela Polícia Federal, Ministério Público e pelo Poder Judiciário vão resolver definitivamente o problema da corrupção no país. Claro que não. No entanto, existem duas formas de enxergar a situação: como fotografia ou como filme. Quando enxergamos como fotografia, vemos muitos problemas de corrupção. Mas quando a gente olha o filme, há evolução nos últimos anos, sobretudo no fortalecimento que passou as instituições brasileiras”, acrescentou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal aproveitou para parabenizar a ADPF pela homenagem prestada ao juiz Sérgio Moro, condecorado com Medalha do Mérito Tiradentes – honraria entregue a nomes de destaque nacional em virtude dos grandes serviços prestados à sociedade e à causa pública.

“O juiz Sérgio Moro, com a sua atuação absolutamente independente, mostrou que no Brasil o Poder Judiciário está comprometido em combater à impunidade. Talvez esse seja o principal legado da Operação Lava a Jato: mostrar que no país a impunidade não prospera e é isso que permite uma reconexão do cidadão com o poder público. A Lava Jato serviu de marco histórico. As conquistas obtidas nos próximos anos devem ser preservadas e aprofundadas e a principal delas, em minha opinião, é mostrar que as instituições do Brasil funcionam independentes de governo, político ou partido”, concluiu ACM Neto.

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados