Prefeitura intensifica ações sobre importância do aleitamento materno

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, apenas 41% das crianças menores de seis meses são amamentadas. A meta global a ser atingida até 2025 é de que pelo menos 50% dos bebês recebam o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Em alusão ao “Agosto Dourado”, mês escolhido para representar o Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover diversas atividades dentro e fora das unidades de saúde para abordagem do tema e sensibilização da população.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desse ano é “Aleitamento materno: a base da vida”. A ideia é resumir nesse tema a importância universal da recomendação do aleitamento materno desde o início da vida, da sua importância e equilíbrio na saúde, bem-estar e sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege contra doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite materno, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a técnica de Saúde da Criança, Adriana Ferreira.

A rede municipal da capital baiana capacita anualmente os enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o manejo de lactação para ajudar as mamães. A conscientização do aleitamento materno e preparo das mamas se inicia no pré-natal. Após o nascimento do bebê, nas consulta de puerpério e puericultura, as mães recebem orientações sobre amamentação e tiram dúvidas com os profissionais nas unidades de saúde.

As mobilizações da SMAM e do Agosto Dourado serão organizadas pelo Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (COAMAS), pelas equipes dos Campos Temáticos de Saúde da Criança (CTSC) e de Alimentação e Nutrição (CTAN) intensificadas nas salas de espera dos postos de saúde com palestras e distribuição de material educativo. Ainda durante este mês, acontecerá uma caminhada, palestras em faculdade além de uma amamentação coletiva no Parque da Cidade.

Mês temático – O Agosto Dourado foi aprovado pela Câmara do Deputados por unanimidade no dia 08 de março de 2017, através da aprovação do Projeto de Lei 3452/15, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde instituíram a semana de 1 a 7 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) sendo este ano a 27ª comemoração.

Programação:

– Caminhada e café da manhã solidário – Comemoração da SMAM e abertura do Agosto Dourado
Data e Hora: 04 de agosto – 8h
Local: Jardim de Alah

– Seminário sobre aleitamento materno
Palestras: Melhor estratégia para segurança alimentar e nutricional – Prof. Sandra Chaves / Amamentação é a base da vida – Dra. Iandira da Luz Castro
Data e Hora: 16 de agosto – 14h às 17h
Local: Universidade Salvador (Campus Paralela)

– Mamando no Parque
Data e Hora: 26 de agosto – 8h às 16h
Local: Parque da Cidade

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados