Exposição em shopping de Salvador comemora dez anos da Guarda Municipal

Em busca de uma aproximação ainda mais estreita com a comunidade soteropolitana, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza sua primeira exposição comemorativa de aniversário. A mostra ocorre entre hoje (23) e 29 de julho, no Espaço Gourmet, Piso L1, do Salvador Shopping. A abertura do evento será a nesta às 18h, com a participação da Banda de Música da GCM.

As atividades previstas envolvem desde esclarecimento de dúvidas, repasse de informações e demais interações com os visitantes, até a apresentação dos uniformes referentes a cada grupamento e unidades, além de sua ação específica na proteção do soteropolitano, do turista e do patrimônio público.

A corporação celebrou uma década de ação no dia 11 de julho. Criada em 2007, a Guarda Civil foi apresentada ao público pela primeira vez no dia Dois de Julho de 2008, durante o desfile da Independência da Bahia, nas ruas do Centro de Salvador.

“A Guarda Civil está vivendo um momento diferenciado. Estamos com cerca de 40 mil atendimentos e mais de mil ocorrências em 10 anos de atuação. A exposição no Salvador Shopping é mais uma iniciativa para aproximar a população da GCM, bem como dirimir quaisquer dúvidas a respeito das nossas atividades”, avisa Mauricio Lima, Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda.

Números e ações – A Guarda conta atualmente com 1.219 membros, sendo 1.083 homens e 136 mulheres, que atuam durante 24 horas, em esquema de plantão, durante os sete dias da semana. Entre as melhorias conquistadas em dez anos destacam-se a implantação do uso de coletes balísticos modernos e armamentos, como espingardas, munições e novas pistolas de condutividade elétrica (Spark). Também foi ampliada a concessão de porte de arma aos agentes, ação respaldada pela realização de psicotestes, conforme prevê a legislação do setor.

Neste período, o efetivo passou a contar com novas carteiras de identidade funcional, segundo os padrões de segurança e qualidade do setor. Visando manter a adoção de uma nova metodologia de gestão operacional de modo a conquistar mais eficiência nas atividades operacionais, foi criada também a Central de Operações da Guarda, que tem ainda o objetivo é melhorar o tempo de resposta ao público e auxiliar nas tomadas de decisões operacionais, táticas e estratégicas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados