Biometria: TRE-BA reúne representantes das cidades que iniciarão processo em novembro

Prefeitos, presidentes de câmaras, juízes eleitorais e chefes de cartórios de 38 municípios receberam instruções sobre como deverá ocorrer o procedimento.

Com o objetivo de garantir apoio ao 2º Ciclo da Biometria, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reuniu, nesta segunda-feira (23/7), representantes dos 38 municípios que integram a primeira fase do novo ciclo, a ser iniciado no próximo dia 5 de novembro. Durante o encontro, que contou com a participação de prefeitos, presidentes das câmaras municipais, juízes eleitorais e chefes de cartórios, foram debatidos métodos para alcançar a meta de biometrizar os cerca de 700 mil eleitores até 22 de fevereiro de 2019.

Recebidos pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, prefeitos e presidentes das câmaras municipais foram informados quanto ao trabalho que pretende, em quatro meses, realizar a revisão eleitoral em seus respectivos municípios. De acordo com o desembargador, será um trabalho de parceria, seguindo a estratégia adotada no recadastramento realizado em mais de 50 municípios do estado – incluindo a capital – entre fevereiro de 2017 e janeiro deste ano. “De antemão, quero pedir o apoio de vocês no sentido de colaborar com a Justiça Eleitoral. Vamos buscar assinar os convênios necessários com as gestões municipais e, a exemplo do que fizemos no primeiro ciclo, visitarei pessoalmente cada cidade integrante desta nova fase. Tenho certeza que, com a colaboração de vocês e de nossos servidores, teremos – mais uma vez – êxito”, afirmou em reunião realizada durante o período da tarde.

Do trabalho a ser realizado, o desembargador Rotondano adiantou que postos de atendimento serão instalados em todos os 38 municípios listados, sendo consideradas as necessidades de cada localidade. “Nós já temos kits biométricos suficiente para garantir o recadastramento dos eleitores dessas cidades e vamos distribuí-los, claro, considerando o número de eleitores de cada uma”, disse citando estudo prévio realizado pela Comissão de Gerenciamento do Projeto Biometria na Bahia.

A revisão biométrica obrigatória contemplará, a partir de novembro, municípios das regiões Sul, Nordeste, Centro-Sul e Centro-Norte do estado, além de cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Encontro com juízes e chefes de cartórios

Mais cedo, na manhã desta segunda (23/7), juízes eleitorais e chefes dos cartórios também participaram de reunião com a Comissão da Biometria no intuito de debater meios de realizar o procedimento de maneira ágil e eficaz. A ampla divulgação entre os eleitores e exemplos trazidos por cases de sucesso deverão auxiliar o trabalho.

O secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/BA), Ronaldo Moura, fez a abertura da reunião e comentou sobre a importância da realização do recadastramento biométrico, dando um panorama geral sobre o 2º Ciclo da Biometria na Bahia.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados