Moradores do Engenho Velho de Brotas recebem feira de saúde

A Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia promoveu nesta sexta-feira (13) uma feira de saúde na Associação Beneficente Vila Viver Melhor, no Engenho Velho de Brotas. A população contou com serviços como consulta médica, teste rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), preventivo, medição de pressão e glicemia, orientações sobre DSTs, distribuição de preservativos, escovas de dente e medicamentos, além de aplicação de flúor e orientação sobre a escovação.

A empregada doméstica Rosália de Oliveira, 53, aproveitou a oportunidade para realizar uma consulta com o médico generalista e fazer o exame preventivo. “Achei a oportunidade muito boa, porque geralmente eu não tenho tempo para me deslocar e tentar marcar consultas, às vezes eu até pago para não perder tempo, e desta vez o serviço veio para perto de mim”, disse.

A dona de casa Carla de Jesus, 26, levou a filha Luíse, de 9, para aprender a escovar o dente corretamente e receber aplicação de flúor. “Eu aprendi a escovar a língua e a passar a escova direito”, disse Luíse. A dentista Maria da Conceição Passidomo explica que se trata de uma importante ação de prevenção da cárie, que é um problema muito comum entre a população. “O flúor cria uma barreira de proteção contra as cáries, que é também uma doença social, porque envolve questões como ausência de escovação e alimentação inadequada”, afirma.

A feira de saúde do Engenho Velho ocorre em função do fechamento temporário da USF Santa Luzia para a realização de reformas, com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes. A unidade foi fechada em maio e deve ser entregue até o final de novembro. A próxima feira de saúde do bairro ocorrerá no dia 20 de julho, na Fundação Pierre Verger, na Ladeira Vila Américo, Engenho Velho de Brotas. As senhas começam a ser distribuídas às 7h; o atendimento inicia às 8h e vai até as 17h.

“A ação acaba por expandir os serviços de saúde para todo o bairro. Isso é importante porque conseguimos atender pessoas que sequer têm o dinheiro da passagem para se deslocar até a USF. Nós também mantivemos as visitas domiciliares dos agentes comunitários e estamos dando assistência àqueles pacientes que já eram acompanhados pela equipe médica, por apresentar algum problema de saúde”, afirma Wilmara Amorim, gerente da unidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados