Projeto incentiva ida de professores para instituições de ensino superior do interior

O programa prevê um adicional no salário desses professores e a concessão de taxas subsidiadas de financiamento para a construção da casa própria.

A vida dos professores e alunos do interior do País pode mudar. O Programa Nacional de Incentivo ao Exercício da Docência em Municípios do Interior do País (Pniedi) procura estimular a ida dos professores para Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) localizadas em municípios com até 200 mil habitantes.

O plano prevê um adicional no salário dos professores que lecionarem no interior e também a concessão de taxas subsidiadas de financiamento para a construção de casa própria.

A professora Carmenisia Gomes, especialista em Gestão Educacional da Universidade de Brasília, não vê ressalvas na ida dos professores para o interior, desde que continuem sua formação acadêmica.

“Deslocamento do docente para o interior vai ajudar bastante na questão educacional no geral. Ter professores ali qualificados e tendo as instituições essa participação efetiva dos professores com mais qualificação. Com isso, tanto a formação dos jovens estudantes será mais qualificada, como também beneficiará mais esses municípios, com o pessoal com educação, com formação em nível superior”

Segundo o relator do projeto, deputado Zeca Dirceu, do PT do Paraná, na última década foram criadas muitas universidades federais e institutos federais, em cidades de pequeno e médio porte no interior do País. Mas não houve um esforço para incentivar a ida de professores para atuarem nestas localidades.

“O conjunto de incentivos foram criados na permanência e por deslocamento de professores ao interior do país nas instituições federais de ensino. Então entre vários incentivos foram colocados não fica só na questão salarial não fica só e aí alguns benefícios fica também na oportunidade o acesso ao crédito já do acesso à habitação daqui de fato as pessoas consigam Viver Bem também né no interior e na pequena cidade.”

Já aprovado pela Comissão de Educação, o projeto que incentiva a ida para o interior de docentes de instituições federais de ensino deve ser analisado em caráter ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.(Rádio Câmara)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados