Novas geomantas vão beneficiar cerca de 160 famílias em Cosme de Farias

Os próximos dias, principalmente os chuvosos, serão mais tranquilos e seguros para cerca de 160 famílias de duas localidades do bairro de Cosme de Farias. As geomantas aplicadas pela Prefeitura em encostas na Rua São Damião e na Baixa do Coqueirinho foram entregues na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo, demais gestores municipais, autoridades e população.

“Com esta iniciativa, a Prefeitura resolve o problema dessas famílias, tanto quem mora na parte de baixo quanto a de cima, proporcionando um sono tranquilo para estas pessoas, que não precisam sofrer mais com o risco de vida ao viver ao lado de uma encosta”, pontuou o prefeito.

Desde 2013, diversas outras ações municipais tem sido realizadas em Cosme de Farias. Dentre elas estão a requalificação da praça do fim de linha do bairro, em execução; a reforma de casas em situação precária, através do programa Morar Melhor; e o novo Centro de Saúde Major Cosme de Farias, que atende a 40 mil pessoas da localidade e adjacências.

Investimento e inovação – Com iniciativa coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a geomanta da Rua São Damião foi aplicada em uma área de 2.832m², com investimento de R$444 mil e que vai trazer mais conforto e segurança para mais de 100 famílias. Já na Baixa do Coqueirinho, a ação foi realizada em 636m² de área, com investimento de quase R$100 mil e que beneficia cerca de 60 famílias residentes na região.

Adotada pela Prefeitura desde 2016, a técnica de proteção de encosta é inovadora no país e formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses. A técnica já foi aplicada em 90 encostas da cidade e outras 20 estão em fase de execução.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados