Serviços essenciais da Prefeitura funcionam normalmente no feriadão

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que tem início nesta quinta-feira (31), a Prefeitura manterá ativo o funcionamento dos principais serviços prestados aos cidadãos como saúde, segurança, limpeza urbana, trânsito e mobilidade. As ações da Operação Chuva vão prosseguir normalmente, bem como as intervenções emergenciais, sempre que houver necessidade.

Saúde – As nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os cinco postos de saúde 24h do município terão funcionamento normal durante o feriado. Entretanto, as unidades básicas de saúde permanecem abertas até esta quarta-feira (30) e retomam as atividades na segunda-feira (4), assim como a imunização contra a H1N1.

Segurança – Durante o período, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prosseguem com ações rotineiras de apoio aos órgãos públicos, patrulhamento preventivo, proteção do patrimônio público e orientação a soteropolitanos e turistas.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) estará em alerta 24h para atender possíveis ocorrências em função do período chuvoso, mas o efetivo funcionará em regime de plantão, com engenheiros, assistentes sociais, motoristas e telefonistas disponíveis para atendimento de solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com o órgão, gratuitamente, pelo telefone 199.

Limpeza – Os serviços de coleta de resíduos, varrição e limpeza de vias serão realizados normalmente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), mantendo a programação diária do órgão.

Trânsito e mobilidade – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará neste feriado o monitoramento do trânsito. Agentes de trânsito e do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) vão atuar na verificação do fluxo nas principais vias, avenidas e saídas da cidade, a exemplo dos terminais rodoviário e marítimo.

Transporte – O Centro de Controle Operacional (CCO), que realiza o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade, também estará funcionando. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o Elevador Lacerda também estará aberto normalmente, das 6 às 22h.

Manutenção – De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), os serviços da Operação Tapa Buracos segue em sua programação habitual, inclusive neste final de semana, com usinagem/produção e aplicação de asfalto no sábado (2) e domingo (3). Também serão mantidos em total normalidade os serviços de poda e supressão de vegetais, assim com as ações de manutenção e recuperação dos sistemas de drenagem. Alguns deste serviços podem ser prejudicados pela falta de insumos/produtos, causada pelas manifestações vigentes no país. As equipes da Seman estão atuando dentro do regime da Operação Chuva com plantões contínuos de 12 horas, diurnos e noturnos.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) contará com um efetivo 16 agentes de fiscalização por dia, que estarão em rondas atendendo às demandas de rotina por toda a cidade. Na operação noturna, que ocorre na sexta-feira e no sábado, 20 agentes estarão disponíveis para orientação e fiscalização nos espaços públicos.

Salvamar – A Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar) irá trabalhar com um efetivo de 80 homens no trecho de Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga, área de responsabilidade da Prefeitura de Salvador. Serão 30 postos fixos e quatro volantes. O órgão alerta para o período de chuvas, quando o mar fica mais agitado. É importante lembrar que a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso é um dos fatores responsáveis por afogamentos nas praias da cidade.

Defesa do consumidor – A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) receberá denúncias de infrações sobre direitos do consumidor através do Fala Salvador (156) ou pelo aplicativo Codecon Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android.

Poluição sonora – A Subcoordenadoria de Combate à Poluição Sonora estará em esquema de plantão com equipes 24 horas, atendendo às denúncias do cidadão através do Fala Salvador (156), fazendo cumprir a Lei do Silêncio – Nº 5.354/98, que prevê o volume de 70 decibéis entre 7h e 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h.

Mercados Municipais – Os mercados das Flores, Dois de Julho, São Miguel, Cajazeiras, Periperi e do Bonfim, estarão abertos nesta quinta, das 7h às 14h. O Mercado de Itapuã e o Mercado Modelo funcionarão das 9h às 14h. Já a feirinha de Itapuã funcionará das 6h às 14h, a de Periperi das 6h às 12h e o Mercado Popular, em Águas de Meninos, estará aberto das 6h às 12h. A partir da sexta-feira, o comércio nestes locais volta a funcionar no horário habitual.

Simm – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e da Central Integrada de Licenciamento de Evento (CLE) voltarão às atividades na segunda-feira.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados