Serviços municipais vão voltar à normalidade nesta terça-feira (29)

Com autonomia no abastecimento da frota de ônibus e dos veículos municipais para uma semana, os serviços de todos os órgãos da Prefeitura deverão voltar à normalidade em Salvador nesta terça-feira (28), inclusive aqueles que operavam priorizando as chamadas urgentes, como no caso da Defesa Civil. A declaração foi dada hoje à imprensa pelo prefeito ACM Neto, durante cerimônia, ocorrida no Palácio Thomé de Souza, de assinatura de contrato para construção de 560 novas unidades habitacionais, através do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

“Pretendemos retomar a plena condição de normalidade da cidade, com total funcionamento dos serviços públicos mais importantes, principalmente o transporte. Temos autonomia para que toda a frota esteja rodando durante oito dias, o que permite suspender o plano de contingência. Já estamos determinando às empresas que retomem 100% da frota do transporte coletivo”, afirmou o prefeito.

Até mesmo os serviços de manutenção e da Operação Chuva – suspensos pelo plano de contingência adotado na última sexta – devem voltar nesta terça-feira em 100%. “É claro que é necessário que tenhamos o quadro do cenário de hoje, que é positivo em relação ao abastecimento da frota. Se for agravado de novo, poderemos voltar às determinações e suspensões”, avaliou.

Apelo – O prefeito também aproveitou para fazer uma avaliação da situação dos efeitos da greve dos caminhoneiros na cidade. Na área da educação, mais da metade das escolas da rede municipal funcionou nesta segunda, sendo que a Prefeitura não suspendeu as aulas. “Havendo transporte e merenda, não há porque suspender as aulas. Faço, inclusive, um apelo aos pais para que levem normalmente filhos às escolas. As unidades também devem funcionar, pois há carga horária letiva para cumprir. Quem não funcionou hoje tem que repor as horas de aula”, afirmou ACM Neto. No total, 293 escolas municipais funcionaram nesta segunda, de um total de 435.

Na área da saúde, a rotina foi considerada tranquila desde a sexta-feira (25), o que incluiu a realização de mais uma Dia D de vacinação de combate à gripe. Os postos de saúde, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Multicentros e o Hospital Municipal de Salvador também tiveram funcionamento normal, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No caso da limpeza urbana, foi solicitado auxílio ao governo estadual para que a Polícia Militar desse apoio no transporte do lixo e chorume da estação de transbordo para o aterro sanitário, no CIA-Aeroporto. Isso porque a estação só consegue acumular o material por um período de até 24 horas. O apoio à PM foi solicitado para superar bloqueios na rodovia nesse trajeto.

A Prefeitura também decidiu suspender temporariamente o decreto que restringe os horários de circulação de caminhões na capital baiana. “Isso foi feito para que não haja dificuldade na reposição dos estoques que foram consumidos nesses dias de desabastecimento e que envolvem produtos em supermercados, medicamentos em farmácias e insumos para as empresas. Essa é uma das medidas provisórias adotadas em conjunto com a Transalvador e que, passado esse período crítico, voltarão a valer”, finalizou o prefeito.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados