Igor Kannário quer Teste do Olhinho em unidades de saúde pública

O vereador Igor Kannário (PHS) apresentou projetos que indicam a realização do exame de retinopatia da prematuridade, mais conhecido como Teste do Olhinho, nas maternidades, hospitais e estabelecimentos de saúde municipais e estaduais. Ao prefeito ACM Neto, o legislador indicou o PI nº 134/2014. Ao governador Rui Costa foi encaminhado o PI nº 154/2018.

O Teste do Olhinho deve ser realizado pelas maternidades de Salvador e do estado em todos os recém-nascidos antes de sua alta. Essa iniciativa se somará a outras políticas públicas de saúde voltadas para neonatologia, a exemplo do Teste do Pezinho.
“O diagnóstico precoce de alguma patologia pode colaborar de forma significativa para seu tratamento. Os pais dos recém-nascidos receberão na alta médica o relatório dos exames e dos procedimentos realizados contendo esclarecimentos e orientações”, explica Igor Kannário.

Segundo dados informados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, estima-se que no país há entre 25 e 30 mil crianças recém-nascidas com cegueira. Estes dados nos permitem chegar a um cálculo de 150 a 180 crianças a cada um milhão de habitantes. Esse número é maior se considerarmos as crianças com visões subnormais.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados