Salvador: Sessão na Câmara comemora dois anos do projeto TamoJuntas

Nesta segunda-feira (14), às 18 horas, acontece uma sessão especial em homenagem aos dois anos do Projeto TamoJuntas, uma organização surgida em Salvador que já está presente em 23 estados do País, reunindo advogadas, psicólogas, assistentes sociais – e demais especialistas – para prestar assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.

A sessão foi requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), por entender que organizações como essas merecem destaque diante da sociedade pelo enorme serviço prestado às mulheres em situação de violência. “Este é um movimento importantíssimo para nossa sociedade, é um reflexo da sororidade e da união de todas as mulheres contra o machismo. Quando movimentos como estes começam a surgir, é um sinal de que estamos no caminho certo”, comenta Marta.

O Tamo Junta surgiu em 2016, por meio de uma campanha no Facebook com a hastag #MaisAmorEntreNós, cuja intenção era criar uma corrente de solidariedade entre mulheres. Segundo a vereadora, o Tamo Juntas tem fortalecido mulheres a partir do conhecimento, espalhando informações sobre os direitos delas através de eventos e das redes sociais.

O surgimento do TamoJuntas foi motivado por um post da advogada Laina Crisóstomo no Facebook. Em sua página pessoal, ela ofereceu assessoria jurídica para atender uma mulher vítima de violência doméstica por mês, gratuitamente. Logo após a enorme repercussão do post (6 mil curtidas e quase 5 mil compartilhamentos) ela ganhou o apoio de mais duas advogadas: Carolina Rola e Aline Nascimento.

Atualmente há 70 voluntárias em todo o país, sendo 30 em Salvador, onde o TamoJuntas surgiu. Além da Bahia, a organização está presente em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhpa, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo e Distrito Federal.

“A Câmara Municipal tem a obrigação de homenagear movimentos e organizações que prestam valoroso serviço para a sociedade, principalmente, quando esses serviços são voltados àquelas que cotidianamente sofrem com o machismo, com o descaso e com variados preconceitos”, declarou a edil petista.

Mais informações – No ano de 2016 a organização realizou sete Mutirões de Atendimento Lei Maria da Penha em Salvador com temáticas de Julho das Pretas, 10 anos da Lei Maria da Penha, Violência contra as Mulheres LBT, Saúde e Violência contra as Mulheres, Feminicídio das Mulheres Negras e Direitos Humanos e Humanas Sem Direitos com cerca de 750 mulheres atendidas.

Já no ano de 2017 realizou uma Roda de Diálogo sobre a temática Feminismo e Religiosidade com a participação de cerca de 70 mulheres de diversas profissões de fé. Foi realizada a I Conferência Nacional de voluntárias TamoJuntas com voluntárias de 13 Estados do país reunindo cerca de 70 mulheres. Foi feito um curso Direito e Gênero: Lei Maria da Penha na Prática em parceria com a Escola Superior da Advocacia com participação de 55 advogadas e estudantes de Direito.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados