Workshop discute acessibilidade em equipamentos públicos

Esforço conjunto entre órgãos municipais – todos com algum tipo de relação voltada para construção, manutenção ou inclusão na área de infraestrutura e acessibilidade -, deu origem ao primeiro workshop “Acessibilidade e Desenho Universal – Lei Brasileira de Inclusão”, que acontece na segunda-feira (14), de 8h30 às 18h, no Auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no Stiep.

O evento é voltado para profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo. No turno da manhã, o workshop terá, além dos técnicos da Prefeitura, representantes de outros segmentos da sociedade. Serão discutidos aspectos legislativos e técnicos sobre acessibilidade e sensibilização através de vivência e da discussão entre os participantes, buscando aprimorar conteúdo relativo à inclusão, condutas e procedimentos.

A ação integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura, e está inserida no eixo de desenvolvimento social, como linha de ação do projeto “Salvador mais Acessível – Atenção às Pessoas com Deficiência”. A iniciativa é encabeçada pela Unidade de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência (UPCD), vinculada à Chefia de Gabinete, e conta com o apoio da Casa Civil, das secretarias de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Manutenção (Seman), além da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).

“O evento é voltado para profissionais de arquitetura, engenharia e fiscalização da Prefeitura. Isso demonstra a preocupação da gestão municipal com os cidadãos em geral, mas especificamente para aqueles que têm dificuldade de locomoção. Além disso, integra o conjunto de metas para o planejamento estratégico do município, visando transformar a capital baiana em uma cidade que respeita as diferenças e busca diminuir as barreiras, sejam arquitetônicas ou sociais”, afirma a diretora da UPCD, Risalva Telles.

Workshop – O workshop é o ponto de partida para uma série de vistorias que serão realizadas em equipamentos públicos da capital. Das 8h30 às 12h, serão discutidos elementos referentes à Legislação e Normas Técnicas, com base na Lei 13.146, que instituiu a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, estabelecendo aspectos relativos ao desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais, institucionais, públicos de forma a garantir o direito à acessibilidade.

Mais tarde, das 13h às 18h, o tema será “Vivência e Simulação”. Os participantes serão divididos em grupos para discutir as diversas dificuldades de locomoção que uma pessoa possa ter, de forma temporária ou permanente, durante a utilização do espaço público.

Como facilitadores do evento foram convidados a arquiteta e cadeirante Silvana Cambiaghi, premiada internacionalmente por trabalhos publicados sobre acessibilidade; e o engenheiro civil e auditor de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Osvaldo Fantini. A entrada é franca e o workshop terá capacidade máxima de 120 participantes.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados