USF Colinas de Periperi inicia atendimentos na segunda-feira (7)

Uma antiga reivindicação dos moradores de Colinas de Periperi foi concretizada pela Prefeitura nesta sexta-feira (3), com a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) que leva o nome da localidade. Situada na Rua da Palmeira Amarela, s/n, a estrutura inicia os atendimentos ao público na segunda-feira (7) e terá capacidade para atender a 650 pessoas por dia, além de acompanhar cerca de 14 mil pessoas da região dentro da estratégia de saúde da família.

A entrega contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e da secretária municipal de Saúde em exercício, Lucimar Rocha, acompanhados de corpo técnico, demais autoridades e população. “Já chegamos a 100% das unidades de saúde do Subúrbio reformadas ao longo de cinco anos. Foram quase R$21 milhões investidos na área de saúde somente aqui na região. A Prefeitura entende que investir na saúde é investir na vida dos cidadãos”, salientou o prefeito.

Com três pavimentos construídos em uma área de 650 m2, a USF Colinas de Periperi passa a atender com três das quatro equipes de Saúde da Família previstas, além de outras quatro equipes de Saúde Bucal. Dentre os profissionais estão cirurgião-dentista, médico generalista, enfermeira, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e assistente administrativo.

Os moradores vão ter acesso a serviços de atenção integral, incluindo os programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, em públicos de diversas faixas etárias. Além disso, a unidade de saúde também vai ofertar curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos e confecção da segunda via do Cartão SUS.

Geomanta – Na ocasião, o prefeito ACM Neto também autorizou a aplicação de geomanta em uma encosta na Rua 13 de Maio, em Periperi, o que vai garantir mais sossego aos moradores, principalmente no período chuvoso. A ação será realizada através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e abrangerá uma área de 780 metros quadrados, com investimento municipal estimado em R$122 mil.

Balanço – Em dezembro de 2012, a cobertura de Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário era apenas de 33%. Com os investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos cinco anos e meio, incluindo a entrega da USF Colinas de Periperi, a região já alcança 74,5% deste tipo de cobertura, o que representa um incremento de aproximadamente 124,5%.

Em relação ao número de equipes de Saúde da Família, em dezembro de 2012, eram apenas 26. Após a inauguração da USF Colinas de Periperi, o número chegará a 63 equipes na região.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados