Horta urbana do Imbuí será inaugurada neste sábado (05)

Mais uma horta comunitária será inaugurada em Salvador, trazendo benefícios para diversos moradores. Trata-se da horta urbana do Imbuí, localizada em um terreno de 4.940 m² na Rua João José Rescala, na Vila Anaiti. Além de proporcionar qualidade de vida aos moradores voluntários envolvidos no cuidado com o espaço, a horta terá a proposta de incentivar o exercício da cidadania, já que os alimentos cultivados serão doados a instituições vizinhas. Entre as entidades beneficiadas estará a Escola Comunitária do Bate Facho.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), mas tem como principal agente a comunidade. Um grupo composto por 50 colaboradores voluntários já atua no local se revezando entre as regas programadas, que ocorrem pela manhã e à tarde, e no monitoramento de pragas ao longo do dia, além de limpeza, replantio e demais atividades pertinentes aos cuidados com os vegetais.

O espaço comunitário foi projetado em quatro alas compostas por horta, pomar, um herbário, que terá cuidados e orientação de um médico naturalista que possui expertise no assunto, além de uma composteira, que será abastecida pela comunidade com cascas de fruta, ovo e pó de café para a produção do adubo que será utilizado nos vegetais.

Boa parte dos equipamentos utilizados para a construção da horta foi ressignificada, aproveitando anéis de concreto e de fibra de vidro, além de manilhas de concreto, transformando o espaço em algo primordialmente sustentável. O espaço agora conta com 24 leiras com frutas como laranja, limão, tomate, maracujá, manga e graviola. Na sessão das verduras, legumes e hortaliças, também cultivados sem agrotóxicos, já é possível notar o crescimento de quiabo, pimenta dedo de moça, coentro, salsa, couve, milho, tomilho, orégano, manjericão, açafrão, inhame, batata e abóbora.

Um dos moradores responsáveis pela implantação da horta urbana, André Melo, explicou que envolver o maior número de pessoas no processo e torná-lo mais agradável possível, estabelecendo laços de amizade, é uma das apostas para o projeto. “Temos três prazeres com esse projeto: plantar, colher e doar, estes são nossos princípios. O maior benefício desta horta urbana é que muita gente que estava sem fazer nada, ocioso procurando uma atividade ou até mesmo em início de depressão, se envolveu e isso deu qualidade de vida para todos. Essa é uma função ímpar desta horta”, destacou o morador.

Alimentos como couve, salsa e coentro já estão sendo colhidos e utilizados para degustação. Após a inauguração, a produção será expandida de todos os vegetais para que as colheitas, que devem ocorrer sempre aos domingos, possam beneficiar o maior quantitativo de soteropolitanos possíveis. Espaços semelhantes a este do Imbuí já foram entregues em Salvador anteriormente nos bairros da Pituba, Alto do Itaigara e Horto Florestal. Além disso, há três unidades em escolas, uma no Rio Sena, outra em Paripe e uma em Castelo Branco.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados