Luiz Carlos propõe órgão para ouvir demandas dos jovens

Conforme o vereador, o Participatório Municipal da Juventude vai promover atuação política consciente.

“É fundamental criar mecanismos de escuta das demandas e anseios da juventude, através de meios que promovam a participação política consciente, para que a formulação de políticas públicas responda, de fato, às problemáticas desse nicho social”, afirmou o vereador Luiz Carlos (PRB) ao propor, com o Projeto de Lei nº 50/18, a criação do Participatório Municipal da Juventude.

Na justificativa, o vereador afirma que a cidade já dispõe de um Conselho Municipal da Juventude, porém a sua composição não permite uma atuação eficaz, já que o colegiado é constituído por entidades representativas das agremiações juvenis.

Mandatos

“Infelizmente a formação da instituição não satisfaz o aspecto da representação espacial. Isso torna sua efetividade limitada no atendimento das demandas da juventude. Quando os membros são originários das escolas públicas, de cada uma das regiões administrativas de Salvador, esse se tornará um dos mais legítimos instrumentos de atuação política”, disse Luiz Carlos.

O Participatório da Juventude reunirá, a cada trimestre, quatro estudantes de escolas públicas da cidade, de cada uma das dez regiões administrativas das Prefeituras-Bairro (totalizando 40 representantes, com mandatos de um ano de duração). O órgão realizará debates, troca de informações, palestras, seminários e oficinas.

Também é prevista uma mesa diretora composta por três membros: presidente, vice-presidente e secretário. O processo de escolha dos estudantes será regulamentado pelo Conselho Municipal da Juventude. A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude será responsável por convocar e coordenar as reuniões do Participatório da Juventude.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados