Liberdade e Boca da Mata recebem projeto Sacola Literária

As crianças e jovens moradoras de dois bairros de Salvador vão ter um contato mais próximo com o mundo da leitura esta semana. O projeto Sacola Literária, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), estará nesta terça-feira (10), às 15h, na Escola Municipal Simões Filho, na Liberdade. Na ocasião, será apresentada a performance da turma do Projeto Dom Quixote – Ufba, que aborda as praças de Salvador em forma de cordel, com base na coletânea “Evolução Física da Cidade de Salvador”, publicado pela FGM em 2011.

Na quinta-feira (12), às 10h, quem carrega a sacola para a Escola Municipal Cristo Rei, na Boca da Mata, é o palhaço João Lima. Ele vai retirar da “sacartola”, uma cartola de onde saem os livros da Sacola Literária, obras com temas sobre a arquitetura da capital baiana.

O Sacola Literária integra o programa de arte-educação Caminhos da Leitura, desenvolvido pela FGM com ações de incentivo e promoção à leitura. A proposta é criar uma nova forma de incentivar o contato com os livros, através de uma sacola que leva nos bolsões as obras para diversos cantos da cidade, a exemplo de creches, praças e parques, como se fosse uma estante itinerante.

A dinâmica conta com um mediador que, no local, abrirá a sacola com exemplares do tema da edição e fará performances que ressaltam as histórias sobre o assunto escolhido como tema. Os livros são produzidos por autores baianos como Cid Moreira, Antônio Riserio, Luis Henrique Dias Tavares, Hildegard Vianna, entre outros.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados