Obras de requalificação da Ponta de Humaitá têm início hoje

Dando continuidade às ações comemorativas pelo aniversário de 469 anos de Salvador, o prefeito ACM Neto autorizou, na noite desta quarta-feira (04), o início das obras de requalificação da Ponta de Humaitá, com projeto elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira. A solenidade de assinatura da ordem de serviço, que contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, autoridades municipais e do cantor Levi Lima, aconteceu na Rua Boa Viagem, s/n, em Monte Serrat. As obras, a cargo da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), irão durar apenas 90 dias e o investimento é de R$ 618.278,78.

As intervenções envolvem recuperação e pavimentação de toda a área, melhoria do estacionamento, construção de nova quadra esportiva em substituição da atual, recomposição do gramado e dos passeios. Também estão previstas a remoção de uma edificação construída para dar apoio ao cais (o módulo de bilhetagem), por estar em desacordo com o paisagismo local, e melhorias da área de contemplação do pôr do sol.

Em seu discurso, ACM Neto fez um balanço dos trechos requalificados da orla de Salvador, que já somam 17, incluindo o entorno do Farol de Itapuã entregue ontem. “A Ponta de Humaitá faz parte da história e do embelezamento de Salvador, que abraça a Baía de Todos-os-Santos. Essa região aqui tem o mais bonito por do sol da cidade”, disse o prefeito, que determinou ainda à Casa Civil e à Fundação Mario Leal Ferreira a elaboração do projeto de requalificação do litoral da Boa Viagem. ACM Neto também decidiu adiar para um segundo momento, a pedido da Basílica do Senhor do Bonfim, a assinatura da ordem de serviço para a requalificação da Colina Sagrada, que aconteceria hoje.

Projeto – Vale lembrar que a área da Ponta de Humaiá é tombada pelo Iphan e possui extrema beleza natural. Por isso, o projeto de requalificação precisou ser, ao mesmo tempo, simples e também cuidadoso com o grande impacto a partir da valorização do patrimônio histórico e geografia do local. As obras irão envolver uma área de 12 mil metros quadrados. Na área mais próxima ao Parque Regional de Manutenção da 6ª Região Militar, localizada na Rua Rio São Francisco, estão previstas a recuperação da quadra, implantação de sanitários e áreas destinadas a uma roda de capoeira e de contemplação.

O projeto prevê também recuperação de pisos do entorno da Igreja de Monte Serrat, instalação de rampas para cadeirantes, colocação de guarda-corpo ao longo da balaustrada e instalação de mobiliário urbano. O píer instalado na área não está incluído no projeto porque implicaria na inclusão de aspectos náuticos e manifestações da Marinha, fugindo ao escopo inicial da intervenção urbanística.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados