Salvador: Debate destaca atuação de mulheres na produção cultural

O vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, apoiou o debate “Elas na Roda: Mulher e Cultura – Produzindo Novos Lugares”. O evento, realizado pela publicitária Luciane Reis e pela antropóloga Naira Gomes, ocorreu na noite do último dia 28, no Bar Mestiços, na Praça da Sé.

Realizado em um ambiente descontraído, o debate teve como foco os entraves encontrados pelas mulheres, sejam elas artistas, produtoras ou ativistas. Apesar das queixas, caminhos também foram apontados, articulações foram delineadas e a construção dos “Novos Lugares”, proposta no tema da roda de conversa, foi esboçada.

As idealizadoras do evento se comprometeram a sistematizar o conteúdo e a articular com o vereador Sílvio Humberto a formulação dos pleitos em projeto de lei ou outros instrumentos legislativos, para enfrentar os problemas apresentados no encontro.
Naira Gomes falou da importância dos momentos de troca, como o que estava ocorrendo e com as mulheres podendo falar abertamente sobre os seus problemas na cena cultural.

Questões como a ausência de políticas voltadas para a juventude e os impactos deste vazio nos índices de violência foram destacados pela produtora cultural Jussara Santana. A falta de valorização de símbolos importantes da cultura do estado, como o acarajé e a baiana, foi o tema apresentado pela presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Santos. E o racismo institucional foi o mote da fala de Aquataluxe Rodrigues, da Juventude do Olodum.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados