Valéria comemora realização de obra mais votada pelos moradores

O sonho em ver uma das principais vias do bairro completamente asfaltada e requalificada foi concretizado pelos moradores de Valéria, nesta segunda-feira (26). Realizada pela Prefeitura, a obra da Rua Petronília Dércia, um dos principais acessos da localidade para a região do Subúrbio, foi entregue pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário Almir Melo (Infraestrutura e Obras Públicas), com a presença de gestores, autoridades e a própria comunidade.

A intervenção na rua foi a que reuniu o maior número de votos – 2,2 mil – na segunda edição do programa de consulta popular Ouvindo Nosso Bairro, realizada no ano passado. A via totalmente destruída, cheia de buracos, quase sem asfalto e com passeios deteriorados deu lugar a uma outra com pavimentação, drenagem, sinalização e moderna iluminação em LED. As obras abrangeram ainda a substituição de 1,5km de malha asfáltica, construção de passeios e inserção de novas baias de ônibus.

“Essa é uma das principais vias de integração do bairro de Valéria, que vai gerar comunicação direta com o Subúrbio, com acesso facilitado ao Hospital do Subúrbio e à Estrada do Derba. Foi utilizada aqui a melhor infraestrutura possível e a Prefeitura fica feliz com o resultado dessa obra e com o sentimento de dever cumprido com a promessa feita aos moradores”, salientou ACM Neto.

O prefeito também lembrou outros investimentos feitos na região, como a construção e requalificação de escolas e postos de saúde, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Valéria, novas praças e quadras, requalificação asfáltica e implantação da sede da Prefeitura-Bairro da região. “É a administração municipal mais perto dos cidadãos”, completou.

A requalificação foi realizada sob a coordenação da Seinfra, por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Com duração de quase cinco meses após a assinatura da ordem de serviço, a intervenção recebeu investimento de R$ 2,8 milhões oriundos dos cofres municipais. “Foi uma obra que demandou atenção, pois a via é bastante movimentada e não havia muito espaço para outro acesso. Agora, a nova Petronília Dércia vai melhorar bastante a qualidade de vida dos moradores”, pontuou Almir Melo.

Balanço – Desde outubro passado, a Prefeitura deu início a uma grande ação de requalificação asfáltica de vias, envolvendo tanto bases de tráfego quanto ruas em situações precárias. A lista também engloba as vias mais votadas pelos cidadãos por meio do Ouvindo Nosso Bairro e o investimento, totalmente municipal, é na ordem de R$42,1 milhões.

A iniciativa faz parte do programa Salvador 360, eixo Investe, e abrange um total de 59 ruas e avenidas, localizadas nas dez regiões administrativas da cidade. Desse montante, 54 vias já passaram por obras de requalificação. As últimas cinco beneficiadas são as ruas Jornalista Luis Eduardo Lobo (Vale dos Lagos), Direta da Gomeia (São Caetano), Estrada Lobato/Campinas (Alto do Cabrito) e avenidas Mário Leal Ferreira (Bonocô) e Adhemar de Barros (Ondina).

Consulta popular – Maior projeto de consulta popular do Brasil, a última edição do Ouvindo Nosso Bairro aconteceu entre agosto e setembro do ano passado. Moradores da capital baiana puderam escolher e sugerir, por meio de votação, efetuada através da internet ou por aplicativo via tablets e smartphones, obras necessárias ao próprio bairro. Foram disponibilizadas para consulta 1.485 intervenções, que geraram cerca de 73 mil votos. As obras mais votadas em cada uma das dez regiões administrativas já foram iniciadas pela Prefeitura.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados