População de Valéria participa do Câmara Itinerante

A primeira edição de 2018 do Projeto Câmara Itinerante foi realizada na Escola Municipal Professor Milton Santos, no bairro de Valéria, na tarde desta segunda-feira (26). Populares debateram com vereadores de Salvador propostas para melhoria das condições de vida na localidade e em comunidades adjacentes.

Iluminação, construção de passeios, pavimentação asfáltica, creche comunitária e posto de saúde foram considerados “prioritários” pelos populares. Além de reivindicar melhorias, os moradores também reconheceram e agradeceram avanços conquistados pelo bairro nos últimos anos.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), destacou a importância da aproximação entre o Poder Legislativo e as mais diversas comunidades soteropolitanas. “Esse projeto vem sendo tocado com muita seriedade por esta Casa. É bastante significativo e simbólico que a primeira edição do Câmara Itinerante em 2018 seja realizado em um ambiente escolar, com tantos jovens”, afirmou.

Coordenadora do Projeto Câmara Itinerante, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) também fez questão de ressaltar a presença dos moradores. “Muito feliz pela população de Valéria ter abraçado e atendido de forma maciça o nosso chamado”, pontuou.

Em homenagem ao mês da mulher, além da vereadora Aladilce, a vereadora Marta Rodrigues (PT) também fez parte da mesa da sessão, juntamente com o vereador Joceval Rodrigues (PPS).

Agradecimentos e cobranças

A exemplo das edições anteriores do Projeto Câmara Itinerante, a equipe-técnica da Ouvidoria do Poder Legislativo montou um posto para receber contribuições dos populares em relação ao bairro e comunidades adjacentes.

Morador do bairro, Edson de Souza Moura foi um dos que reconheceram o trabalho que Prefeitura de Salvador vem fazendo em Valéria. “Agradeço pelas mudanças em nosso bairro. Aproveito a oportunidade e peço que sejam construídos passeios na entrada de Valéria. As pessoas estão tendo que se espremer e dividir espaços com os carros, nas ruas”, pontuou.

A diretora da Escola Municipal Professor Milton Santos, Ana Cristina Carvalho de Andrade, também agradeceu as intervenções no bairro e fez pedidos. “Ainda precisamos de uma Creche Primeiro Passo, de uma escola fundamental II, além da ampliação desta unidade escolar. Agradeço por escolherem a nossa escola como espaço para esse debate tão importante”, declarou.

Vereadores debatem

Os legisladores discursaram sobre as situações apontadas pelos moradores. Sobre a construção de passeios públicos, o vereador Paulo Magalhães Jr. (PV) avisou que já fez reivindicação ao Poder Executivo. “O mais importante é que Valéria deixou de ser um bairro à margem de Salvador. O prefeito ACM Neto tem investido e transformado este local”, elogiou.

A importância do lazer e da instituição das escolas foi lembrada pelo vereador Luiz Carlos Souza (PRB). “Vamos transformar esses pedidos em projetos e cobrar do prefeito, que já tem feito uma excelente gestão”, avaliou.

A vereadora Marta Rodrigues falou sobre a “luta diária” dos líderes comunitários por creches, escolas, passeios e outras dificuldades dos bairros. “O prefeito precisa sentar para ouvir as lideranças para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Valéria”, recomendou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados