Major Denice Santiago recebe Comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa

Comandante da Ronda Maria da Penha há 3 anos, projeto reconhecido e premiado mundialmente, a Major Denice Santiago recebeu, em sessão especial na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12), a Comenda 2 de Julho. A homenagem foi proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT), que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na proteção às mulheres com a ronda, o Centro Maria Felipa e o programa Mulheres de Coragem que atendem mais de 5 mil mulheres na Bahia.

“O fundamental para os direitos humanos é a garantia da vida. E isso é o que nos ensina a Major Denice Santiago, com sua atuação na Polícia Militar e à frente da Ronda Maria da Penha, com esse trabalho exemplar de medidas protetivas às mulheres, comprovando não haver dicotomia entre os direitos humanos e a polícia”, refletiu Galo.

Uma das mulheres pioneiras à ingressar na PM, em 1990, quando a corporação recepcionou sua primeira turma feminina, Major Denice Santiago não escondeu a emoção ao receber a honraria. “Sinto-me homenageada de forma singular. Agradeço também as 1.889 mulheres dentre as mais de 5 mil em medidas protetivas em nosso Estado. Agradeço essas mulheres que permitem que eu entre em suas casas”, afirmou. Também participaram do evento o coronel Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, representações civis, militares e de movimentos sociais. O evento ainda contou com a apresentação da Banda A Mulherada no plenário da Assembleia Legislativa. A Comenda 2 de Julho é a mais alta condecoração do legislativo baiano e é concedida àqueles que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo do Estado.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados