Vila Nova de Pituaçu vai contar com nova unidade de saúde da família

O prefeito ACM Neto assinou na manhã de hoje (01) a ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde da Família Vila Nova de Pituaçu, que custará R$ 1 milhão de reais. A unidade, que será inaugurada em 10 meses, é fruto de um intenso processo de reivindicação da comunidade devido ao vazio assistencial da área. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, demais autoridades e moradores da região.

“Estamos aqui marcando mais um importante passo na expansão dos serviços de atenção básica da nossa cidade. Vejo a transformação que Salvador vem vivendo nos últimos 5 anos. Quando chegamos na Prefeitura, este Distrito Sanitário de Pau da Lima tinha uma cobertura inferior a 9% da população com acesso aos serviços de saúde. O primeiro desafio era colocar pra funcionar a rede que já estava instalada e depois ampliar o alcance do programa de saúde da família. E assim, nos últimos 5 anos, Salvador se tornou na cidade que mais expandiu os serviços de atenção básica de todo país”, comemorou o prefeito ACM Neto.

A Unidade de Saúde da Família Vila Nova de Pituaçu terá capacidade para atender 460 pessoas por dia através da atuação das 3 equipes de Saúde da Família e 3 de Saúde Bucal. Ela prestará assistência, prioritariamente, à população da área, com 12 mil pessoas cadastradas. Serão ofertados atendimento médico, enfermagem e odontológico. A unidade de saúde trabalhará com os programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de dispor de serviços complementares como curativo, exames laboratoriais, vacinação, visita domiciliar, marcação de consulta, dispensação de medicamentos e confecção do Cartão SUS.

“Esse equipamento está sendo construído numa área onde as pessoas tinham que andar por quilômetros para buscar um serviço adequado de saúde. Os moradores não contavam com nenhum posto de referência, e muitas vezes as vacinações tinham que serem feitas em caixas ou referenciávamos a comunidade para outros bairros. Após a inauguração, isso não será mais necessário, uma conquista a ser comemorada”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados