Luta feminina pelo direito ao voto é tema da próxima Quinta Temática

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) apresenta mais uma edição da Quinta Temática. O projeto, que acontece mensalmente desde o ano de 2008 e tem o objetivo de estimular debates na sociedade civil, será realizado das 13h30 às 16h, no auditório da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS) – Rua Alberto Fiúsa, 502 – Imbuí. A Aesos é uma entidade filantrópica que tem caráter educacional, assistencial e sociocultural. Para informar, instigar o conhecimento e promover a interação entre as duas instituições, foi escolhido para o mês de fevereiro o mote “Sufrágio – a luta das mulheres por direito ao voto”.

A programação conta com uma lista extensa de convidados. Da SPMJ, estão confirmadas as presenças da secretária Taissa Gama, das diretoras Cristina Argiles e Gabriela Macedo, e dos coordenadores Maria Auxiliadora Alves, Ludmilla Lopes, Rafael Dantas e Marlos Matos. Neste encontro, serão apresentados os serviços da secretaria, incluindo as políticas para a juventude, o programa Primeiro Passo, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) e os acolhimentos realizados na Casa de Passagem Irmã Dulce e no CRAM Loreta Valadares. Já a diretora e a presidente da AESOS, Marcia Lemos e Carla Menezes, respectivamente, discorrerão sobre a luta das mulheres para as conquistas de direitos.

Além de trabalhar em favor das crianças, adolescentes e da população feminina, tanto a SPMJ quanto a AESOS entendem que é necessário somar esforços e lutar pela equidade social. Quem tiver interesse em participar, deve dirigir-se ao auditório da Associação Educacional Sons no Silêncio portando um documento de identificação. Não é necessário solicitar a vaga. A escolha do assunto abordado deve-se ao fato de que, há 86 anos, foi permito também às mulheres o poder de escolher os representantes políticos, mesmo com restrições. Ou seja, apenas em 1932, no dia 24 de fevereiro, o presidente Getúlio Vargas assinou a lei que garantiu o direito ao voto das brasileiras casadas, com autorização dos maridos, e das viúvas solteiras com renda fixa.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados