Operação especial vai conscientizar pais sobre normas de trânsito na porta de escolas

As aulas já retornaram. Com elas, chegam também os congestionamentos nas proximidades das escolas, principalmente os momentos de entrada e saída das crianças e adolescentes, quando muitos pais e motoristas dos transportes escolares se aglomeram na frente das unidades de ensino. Para orientar os motoristas sobre a melhor forma de deixar e pegar as crianças, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai iniciar a Operação Volta às Aulas nesta segunda-feira (19).

O objetivo da ação é de conscientizar os motoristas sobre a importância de obedecer as normas do trânsito. A operação terá início às 6h, com um agente de trânsito nas proximidades das unidades escolares, com o objetivo de organizar o trânsito e orientar os condutores. O pico acontece das 11h às 13h30, a partir da segunda-feira (19), horário de grande fluxo de desembarque e embarque, e o primeiro colégio a ser contemplado vai ser o Salesiano, em Nazaré.

Serão distribuídos para os motoristas material educativo, panfletos e cartilhas. Eles também serão orientados sobre segurança no trânsito e a melhor forma de pegar e deixar as crianças nas unidades escolares. “Tudo feito com as diretrizes pedagógicas de educação para o trânsito, de acordo com o Denatran”, explica a gerente de Educação para o Trânsito e coordenadora da operação, Miriam Bastos.

Dicas – A Transalvador orienta os pais a não pararem em qualquer lugar, nem em fila dupla, além de esperar a sua vez para embarcar ou desembarcar os estudantes. Assim como não demorar para pegar ou deixar as crianças. São dicas importantes para evitar congestionamento e garantir a fluidez no trânsito. É fundamental ainda, que os condutores sigam as orientações de trânsito e transportem as crianças corretamente, com o uso da cadeirinha adequada, bem como cinto de segurança.

Em caso de estacionar em local irregular, assim como parar em fila dupla, além do transtorno e congestionamento que o motorista causa, ele pode ser multado no valor de R$ 130,26 e perder quatro pontos na carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dentro – Além da abordagem e explicação aos pais, a iniciativa da Transalvador também vai para dentro das unidades escolares, com palestras e atividades lúdico-pedagógicas para os estudantes e os professores, através do programa Criança Condutora do Futuro. A ação é gratuita e acontece em escolas públicas e privadas. Basta solicitar a presença da Transalvador pelo telefone 3202-9163.

Abaixo a programação completa da Operação Volta às Aulas da Transalvador na porta das escolas:

Dia 19/02 – Colégio salesiano (Nazaré)

Dia 20/02 – Colégio Sartre Coc (Itaigara)

Dia 21/02 – Escola Gurilândia (Federação)

Dia 22/02 – Escola Vitória Régia (Cabula)

Dia 23/02 – Colégio Integral (Pituba)

Dia 26/02 – Colégio Marista (Patamares)

Dia 27/02 – Colégio Dom Bosco (Paralela)

Dia 27/02 – Colégio Anchieta (Pituba)

Dia 28/02 – Colégio Módulo (Avenida Magalhães Neto)

Dia 01/03 – Colégio Antônio Vieira (Garcia)

Dia 02/03 – Colégio Nossa Senhora da Conceição (Brotas)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados