Defesa Civil certifica 150 voluntários em Arraial do Retiro

Cento e cinquenta voluntários da comunidade do Arraial do Retiro receberam, nesta terça-feira (06/02), seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas para formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A cerimônia foi realizada na Escola Municipal Educador Paulo Freire.

Ao longo de cinco dias, os participantes, 120 adultos e 30 crianças, foram capacitados em defesa civil, primeiros socorros e percepção de risco. O trabalho de mobilização, para a instalação do Nupdec, visa dar maior protagonismo à comunidade, buscando ampliar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas. As atividades de capacitação foram conduzidas pela assistente social Eliene Bitar.

Participaram da cerimônia o chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, João Roma, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o subprefeito do Cabula e Tancredo Neves, José Miguel Bastos Filho, a coordenadora de Ações Preventivas e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais, técnicos da Codesal, o vereador Teo Sena, lideranças comunitárias e outros gestores municipais.

Conscientização

A subcoordenadora Kelly Morais, ao abrir a cerimônia de certificação, agradeceu à colaboração das lideranças, destacando que o papel da Defesa Civil é conscientizar sobre a importância da prevenção na redução de acidentes.

O diretor Sosthenes Macêdo destacou que a região do Arraial do Retiro vem passando por diversas intervenções promovidas pela Prefeitura de Salvador, como a contenção de encostas e a construção de um novo posto de saúde. “O Nupdec é um instituto voltado à prevenção de acidentes e todos vocês são parceiros da Codesal”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Educador Paulo Freire., Rose Tatiane Barreto Souza Pereira, apresentou o poema “Por uma comunidade sem lixo e sem riscos” no qual afirma que “o lixo fede e é prejudicial a gente, mas em uma comunidade consciente esse problema não estará presente”. Em outro trecho afirma que “ser consciente é saber do seu direito, do direito do vizinho, mas é preciso também saber dos deveres para não colhermos espinho… mas minha gente se atente, a Codesal está aqui com a gente”.

Aprendizagem

A assistente social Eliene Bitar ressaltou a importância dos Nupdecs, parceria entre a Codesal e a comunidade, que é a base dos núcleos. “Esta é um trabalho que fortalece os laços da Defesa Civil com vocês”.

No decorrer da entrega dos certificados, os voluntários assistiram ao vídeo que documenta o desenvolvimento das atividades do Nupdec.

Nascida no Arraial do Retiro, a líder comunitária, Edna Fraga, disse que tirou informações úteis da capacitação. “Aprendi muito sobre percepção de risco e primeiros socorros e saber o que fazer em uma emergência”.

Esmeralda de Jesus Santos, que mora há 25 anos na localidade, elogiou o curso que permitiu “ aprender a ajudar o vizinho em dificuldades”. ​

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados