Prefeito ACM Neto presta homenagens a Iemanjá nesta sexta (02)

O prefeito ACM Neto participa nesta sexta-feira (02) das homenagens a Iemanjá, no Rio Vermelho. Ele estará às 15h em frente à Colônia de Pescadores para acompanhar a saída da procissão para a entrega do presente principal na praia do Rio Vermelho, reverenciando a Rainha do Mar. A festa é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador. Os festejos têm o apoio da Prefeitura, na programação cultural e na oferta de serviços municipais.

História – De acordo com historiadores, a festa em homenagem a Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesse período, os peixes estavam escassos no mar e, a partir de então, todos os anos os pescadores pedem à orixá fartura e mar tranquilo.

A festa foi tomando grande proporção e, hoje, além das manifestações artísticas como a capoeira e as rodas de samba, também são pontos marcantes a enorme fila para oferta de presentes no caramanchão ao lado da Colônia de Pescadores, o branco das vestes dos adeptos da orixá e as animadas festas pelas ruas do Rio Vermelho.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados