Desembargador Jatahy Junior é empossado Corregedor Regional Eleitoral

Eleito por unanimidade pela Corte Eleitoral, desembargador – que também é vice-presidente do TRE baiano – deverá permanecer no cargo durante o biênio 2018-2020.

Em sessão concorrida, que contou com a presença de diversas personalidades das esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário, o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, foi empossado Corregedor Regional Eleitoral. Jatahy Fonseca Júnior assume a CRE para o biênio 2018-2020, em substituição ao juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos.

Emocionado, o novo Corregedor Eleitoral agradeceu o apoio dos colegas da Corte Eleitoral e falou sobre a importância do cargo que passará a ocupar: “A Corregedoria é responsável pela fiscalização, pela orientação de todas as zonas eleitorais do estado da Bahia. É um desafio que hoje assumo. O meu objetivo é fazer com que essas orientações cheguem mais rápidas às zonas eleitorais para garantir um pleito limpo e democrático”, disse.

Jatahy Fonseca Júnior assume a Corregedoria Eleitoral após 22 anos do mesmo cargo ser ocupado pelo seu pai: o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, falecido em 28 de agosto de 2017. “É uma satisfação ímpar. Quando cheguei aqui não imaginava que fosse ser Corregedor Eleitoral, mas, quando a oportunidade surgiu, me animei também por ocupar um cargo que foi ocupado por meu pai”.

Participaram da cerimônia o vice-governador da Bahia, João Leão (representando o Governador do Estado, Rui Costa); o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (representando o Prefeito, ACM Neto); a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; o Juiz Federal E membro substituto do TRE-BA, Ávio José Ferraz de Novaes; e demais membros da Corte Eleitoral baiana.

Jatahy Júnior

Edmilson Jatahy Fonseca Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, com apenas 25 anos de idade, tornou-se Juiz de Direito. Desde então, passou a enveredar pela área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas eleitorais, incluindo duas de Salvador 10º ZE, em 1992, e 2ª ZE, em 1994. A trajetória de Jatahy Júnior inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais, tanto no interior quanto na capital do estado.

Eleito 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para complementar mandato da saudosa desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, exerceu, interinamente, em janeiro do ano passado, a presidência daquela Corte de Justiça. No mesmo ano, foi eleito presidente da 2ª Câmara Cível do TJ Bahia e, em novembro, eleito juiz efetivo do TRE da Bahia, na classe dos desembargadores.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados