Nova via na Orla da Boca do Rio será principal acesso ao Festival Virada Salvador

Uma das áreas mais importantes da Orla da capital baiana, mas que sofria com a degradação ao longo dos anos, ganhou uma nova via e calçadão para valorizar ainda mais a região. Construída pela administração municipal, a nova pista da Boca do Rio foi inaugurada nesta sexta-feira (22) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado de gestores municipais, demais autoridades, imprensa e população. Logo em seguida, foi a vez da vistoria das estruturas que estão sendo montadas para o Festival Virada Salvador, na área do Parque dos Ventos.

“Tenho certeza que essa ação vai dar um novo aspecto para essa região da cidade. Nós vamos ter em breve a construção do Centro de Convenções, do Parque dos Ventos e, agora, com esta grande arena de realização de eventos que começa com o festival. Ao passar, a partir de hoje, por este trecho de Orla, as pessoas vão descobrir uma nova área da cidade, que praticamente não era usada, voltada para o pedestre, ciclista, esportista e também para os carros que vão poder transitar por aqui com velocidade controlada”, afirmou o prefeito ACM Neto durante coletiva.

Localizada atrás do antigo Aeroclube e futuro Centro de Convenções de Salvador, a pista com 1,4 mil metros de extensão foi feita em piso intertravado, num investimento de aproximadamente R$2,5 milhões. Em sentido único para Itapuã, a velocidade máxima permitida para veículos é de 30km/h. A iniciativa deverá servir tanto como opção alternativa para o tráfego na Avenida Octávio Mangabeira, quanto aos motoristas poderem contemplar melhor o mar.

Durante o Festival Virada Salvador, é por esta via que o público terá acesso à Arena Daniela Mercury. Mas somente a pé, pois, ao longo do evento, não será permitida a circulação de automóveis pela nova pista. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

A nova pista conta ainda com um grande calçadão para pedestres, com obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). Foram realizados terraplanagem, concreto semipolido, meio-fio, piso tátil, rampas e um pequeno mirante. Além disso, foram implantados paisagismo, lixeiras e iluminação com luminárias em LED, dentre outros itens. Há um estacionamento com 81 vagas e cinco faixas elevadas que servem também como redutoras de velocidade..

Estrutura – Logo após a inauguração da nova pista, a comitiva municipal fez vistoria nas estruturas que estão sendo montadas para o Festival Virada Salvador, que começa no próximo dia 28. Foram verificados itens como pavimentação, estacionamento, acessos de pedestres e veículos, sinalização, iluminação e estandes de serviços. O local deverá ser palco da coletiva, a ser realizada na próxima semana, que vai detalhar os serviços a serem oferecidos ao público presente na maior festa gratuita de Réveillon do país.

Com 55 mil m² de área, a Arena Daniela Mercury deverá receber um público estimado de 500 mil pessoas por dia, com exceção da virada (31), quando são esperadas 700 mil. A abertura dos portões acontecerá às 16h – exceto nos dias 31/12 e 1º/1, com abertura às 15h. O acesso principal vai ser feito por dois portais instalados na nova pista, onde o público passará por revista. Além de shows no palco principal, o público poderá conferir gastronomia, feira criativa e estacionamento, dentre outros.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados