Prefeitura inaugura nova praça no Dique do Cabrito

Moradores da região do Dique do Cabrito ganharam um presente de Natal antecipado, com a inauguração de uma nova praça na região. O espaço de convivência, situado na Rua Oscar Duque de Almeida, foi entregue pelo prefeito ACM Neto na noite desta terça-feira (12), em solenidade que contou com a presença da população, de secretários e gestores municipais, além de lideranças comunitárias.

“Aqui não havia praça nem equipamentos de lazer, mas tínhamos famílias que ocupavam esse espaço. Não posso deixar de revelar minha emoção, pois o que nos interessa é oferecer a vocês a oportunidade de viver o bairro onde vocês moram. Que vocês tenham orgulho de bater no peito e dizer ‘moramos aqui’”, ressaltou ACM Neto.

A Praça do Dique do Cabrito passou por uma profunda ação de urbanização, promovida pela Prefeitura, para dar lugar a um ambiente com diversos atrativos que deixam o local ainda mais belo e agradável. A ação foi realizada através de um acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela administração da área, localizada entre os bairros de Marechal Rondon e Alto do Cabrito. Sendo assim, foram feitas obras para melhoria do entorno do dique, que sofria com constantes alagamentos, degradação e ocupação irregular ao longo dos anos.

O motorista Reginaldo Barbosa, 42 anos, faz um comparativo da situação do espaço antes para o agora. “Aqui era abandonado e hoje está uma maravilha para a gente. Todo o fim de semana trago meu filho para cá. Antes não havia lazer, as crianças ficavam pelas ruas”, destacou ele, que agora costuma ir ao local todas as noites para correr e praticar atividades físicas.

A autônoma Izabel Teles, 55, comercializa comida e bebidas aos finais de semana em uma barraca montada na região. Ela acredita que a nova praça vai garantir não apenas o lazer da família, mas também o aumento nas vendas. “A comunidade carecia de um espaço assim. Antes era uma baderna, não tinha praça, as crianças não se divertiam”, frisou.

Durante a inauguração do espaço, o prefeito relembrou as ações que foram feitas na localidade em seu primeiro mandato, como obras de contenção de encostas, melhorias de iluminação, de infraestrutura, requalificação do campo de futebol e intervenções na área de habitação através do programa Morar Melhor.

Estrutura – Para construção da Praça do Dique do Cabrito, foram promovidas desapropriação de imóveis e indenização de moradores, que viviam praticamente dentro de uma área alagada. Construída sob a coordenação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e com equipamentos construídos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a praça possui 2.730 m² e contou com investimento de quase R$500 mil.

A área agora possui parque infantil, chamado de Mundo da Criança, com cercado para dar mais segurança aos pequenos. Os adultos vão poder aproveitar as academias de saúde e de ginástica, além dos jogos de mesa. A praça será a primeira da cidade a receber o Espaço Game, composto por mesas de pingue-pongue, de dama e xadrez e de jogo de botão.

Também foram implantados pergolados em eucalipto, anfiteatro para realização de pequenas atividades culturais, bancos modulares de concreto e deck de madeira para apreciação da vista do dique. Guarda-corpo, nivelamento do terreno e complementação da pista de cooper integram as melhorias.

Para substituir as barracas que funcionavam de forma precária nas imediações do Dique do Cabrito, foram construídos quatro quiosques para comércio de alimentos. As intervenções também englobam iluminação moderna em LED, implantação de passeios, rede de drenagem, e paisagismo que envolveu até mesmo transplantio de 20 palmeiras dos tipos imperial de veitchia.

O prefeito ACM Neto aproveitou para fazer um apelo para que a comunidade zele pelo espaço. “Vocês podem ir a qualquer bairro de Salvador, garanto que não vão encontrar uma praça mais bonita e mais completa do que esta. Ajudem-nos a cuidar de todo este patrimônio. A praça é de toda a comunidade”.

Neto também informou que a Prefeitura manterá diálogo com a Conder para que o órgão estadual possa, o quanto antes, promover a limpeza do dique, sobretudo a retirada das baronesas. “Caso a Conder não tenha condições de fazer o serviço e nos autorize, a Prefeitura vai fazer. Se nos autorizar, não vamos medir esforços para fazer a limpeza, que eu sei que é uma reivindicação dos moradores”, assegurou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados