Câmara de Salvador homenageia Dia Municipal do Afoxé com sessão especial

O Dia Municipal do Afoxé será homenageado na próxima segunda-feira (27) com uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, cheia de cores e ao som dos agogôs, xequerês e atabaques. O evento está marcado para acontecer às 18h30 no plenário Cosme de Farias.

Solicitante da sessão, a vereadora Marta Rodrigues (PT) ressalta que a sessão tem o objetivo de debater e reconhecer os afoxés, também chamados de candomblés de rua, como manifestações artístico-culturais com origem nos espaços sagrados da religiosidade negra. Ela conta que os afoxés exercem o papel de estabelecer uma ponte entre a manifestação religiosa e a o Carnaval.

“O afoxé foi considerado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como patrimônio imaterial. E nesse período em que estamos vendo tantos casos de racismo, precisamos enaltecer nossa cultura negra e reforçar sua importância”, disse.

Marta explica, ainda, que as sessões especiais são importantes para deixar registrado, na Casa, a importância da nossa cultura e a necessidade de debate-la, buscando cada vez mais incentivos. “Os afoxés foram reprimidos durante o período imperial, por decretos municipais e sanções. Sobreviveram e simbolizam resistência”, destacou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados