Salvador recebe 3,2 mil turistas de cruzeiro nesta segunda-feira (20)

A chegada de mais um cruzeiro no Porto de Salvador já anuncia a movimentação da cidade durante o verão, quando as ruas se enchem de turistas de diversos estados e países, curiosos pelas nossas belezas naturais e culturais. Somente na manhã desta segunda-feira (20), 3.223 pessoas desembarcaram no Terminal Marítimo de Passageiros, no Comércio, oriundos da cidade espanhola de Santa Cruz de Tenerife, a bordo do navio MSC Poesia. Muitos deles argentinos e uruguaios, que pela primeira vez visitam a capital baiana.

Cheio de expectativas, o pesquisador argentino Fernando Soares classificou Salvador como uma cidade imponente. “É um município que se divide entre uma face nova e uma face histórica, além de apresentar muitos atrativos em sua costa”, opinou. Já a uruguaia Angélica Soares ressaltou ter boas referências da capital baiana em relação à cultura e à religiosidade, tão presente nas igrejas do Centro Histórico e nas manifestações populares.

Durante a temporada de cruzeiros, que teve início no último dia 15 e se estende até o mês de abril, são esperados 50 navios com cerca de 146 mil turistas. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos e acompanhada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) avalia que cada visitante tem um gasto médio de R$ 485 por dia. O próximo navio a aportar na cidade é o Silver Muse, com origem de Búzios (RJ) e chegada prevista para a manhã do próximo dia 28, com 596 passageiros.

Ações – Para agradar os visitantes, a Prefeitura, por meio da Secult, promove algumas ações nos dias de desembarque. Na última quarta-feira (15), quando o primeiro navio da temporada de cruzeiros atracou, o grupo Balé Tradição se apresentou por duas horas, no porto, mostrando a figura dos orixás e um pouco da cultura afro. Também no porto, a Secult disponibiliza um balcão de informações nos dias de recepção dos visitantes, com dois profissionais multilíngues. Quem chgou hoje também aproveitou para ver de perto os barcos da regata Transat Jacques Vabre, ancorados no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. A competição transatlântica conta com apoio municipal.

Turistas que estão desacompanhados e desejam obter informação sobre os monumentos da cidade também já contam com leitor QR Code, que começou a ser implantado em agosto, pela Fundação Gregório de Matos (FGM). Ao todo, 20 monumentos já contam com o dispositivo do projeto #Reconectar, a maioria localizada no Centro Histórico. Além dessas ações, a Prefeitura deverá ampliar a sinalização da cidade para melhorar o trânsito dos turistas, principalmente no Centro Histórico. A intervenção fará parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados