Vereador quer atenção do MP na contratação de médicos cubanos

Cezar Leite solicita acompanhamento de intenção do governo na proposta de trazer anestesiologistas e pediatras de Cuba.

O vereador Cezar Leite (PSDB) requereu ao Ministério Público (MP) do Estado da Bahia atenção para a possível contratação pelas universidades estaduais da Bahia de anestesiologistas e pediatras cubanos para atuação no estado. O vereador justificou a solicitação após a publicação de uma nota no perfil oficial do governador Rui Costa (PT) em redes sociais.

Para Cezar Leite, que também é médico, “o Ministério Público da Bahia deve acompanhar as tratativas do possível convênio entre o Governo do Estado e Cuba para aferir se os requisitos legais necessários ao exercício da medicina no país estão sendo exigidos”, afirmou.

O vereador refere-se à Lei Federal nº 12.842/2013 que regulamenta o exercício da medicina. “Os requisitos precisam ser respeitados, principalmente para exercício de especialidades tão importantes como a anestesia e a pediatria. Não podemos ser irresponsáveis com a saúde da população”, argumentou Cezar Leite.

Conforme diz Cezar Leite, dados do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia apontam que no estado existem 801 anestesistas e 1.281 pediatras. “Além de todo o cuidado mencionado, ainda é necessário um estudo técnico acerca deste déficit de profissionais e sobre a real necessidade de importação de médicos cubanos para nosso estado. Não se pode fazer política com a saúde da população”, pontuou o vereador.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados