Professora da Rede Municipal de Salvador é finalista do prêmio Professores do Brasil

A professora Lorena Barbara Santos Costa, da Escola Municipal Gersino Coelho, localizada no Doron, é uma das finalistas do prêmio Professores do Brasil – iniciativa do Ministério da Educação que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de docentes de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos selecionados concorrerão à etapa nacional e os vencedores serão conhecidos na primeira quinzena de dezembro.

O projeto “Vem Sambar e Aprender – O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira” já havia sido vencedor da etapa estadual, na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º anos). O trabalho visou garantir no ambiente escolar o debate e a troca de conhecimentos sobre a cultura negra no Brasil, em especial a cultura da Bahia, através do samba de roda.

A professora ainda conclui que “trabalhar com o samba de roda é uma ferramenta poderosa de empoderamento dos alunos de escolas públicas, que, em sua maioria, são pessoas negras e que não reconhecem as influências e contribuições dos povos africanos na nossa cultura. O samba é o ritmo que simboliza a resistência da cultura negra”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados