Câmara Municipal realiza audiência pública sobre racismo no esporte

A Câmara Municipal de Salvador realiza, no próximo dia 9, a partir das 9h, uma audiência pública sobre racismo no esporte. O evento, proposto pela vereadora e vice-presidente da Comissão da Reparação, Ireuda Silva (PRB), acontece no auditório do anexo Bahia Center e contará com a presença de representantes das secretarias municipais de Reparação e de Esporte, de associações esportivas, clubes de futebol e da OAB-BA, na figura do presidente da Comissão de Esporte, José Fernando Silva Santos. A audiência faz parte do conjunto de ações relacionadas ao Novembro Negro.

De acordo com a republicana, a ideia de realizar a audiência ocorreu após o episódio de racismo envolvendo a torcedora do Esporte Clube Bahia, Edna Matos, e sua filha, que também devem estar presentes. Em setembro, circulou nas redes sociais uma montagem com duas fotos: a primeira traz Edna Matos, diretora do Instituto Federal da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, torcedora do Esporte Clube Bahia, e sua filha, Dandara Zunduri Matos, mulheres negras e nordestinas; a segunda, algumas mulheres brancas, torcedora do Grêmio e classificadas, pelo autor da publicação, como “as únicas bonitas”.

“Esse foi apenas mais um caso dentre tantos outros que acontecem, não apenas com torcedoras e torcedores, mas também com esportistas. Todo mundo tem em mente algum caso em que um jogador foi alvo de xingamentos pejorativos relacionados à cor da pele, seja por parte da torcida, seja por parte dos próprios colegas”, assinalou Ireuda.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados