Avenidas Barros Reis e San Martin ganham moderna iluminação em LED

Depois da Avenida Ulysses Guimarães, em Sussuarana, na semana passada, outras duas importantes vias públicas de Salvador receberam, na noite desta quarta-feira (25), um novo sistema de iluminação em LED implantado pela Prefeitura. A entrega da intervenção, realizada nas avenidas Barros Reis e General San Martin, ocorreu em cerimônia na própria Avenida San Martin e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário Marcus Passos (Ordem Pública), demais autoridades e população.

“Vimos que a Avenida San Martin precisava de um banho de luz. Agora passa para a ter uma iluminação mais moderna, em LED, que vai trazer mais conforto aos moradores. E se tudo der certo, a partir do próximo ano, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), será aplicada a melhor e mais moderna iluminação da história de Salvador”, salientou o prefeito ACM Neto.

A intervenção, promovida através da Diretoria de Iluminação da Secretaria de Ordem Pública (Semop), tem como objetivo melhorar a luminosidade do local, possibilitando maior sensação de segurança aos cidadãos, além de ter impacto positivo sobre o meio ambiente. Apenas para a modernização da iluminação destas vias, a Prefeitura investiu o montante de aproximadamente R$1 milhão.

O sistema de luminárias em LED possui maior durabilidade e economia energética. Na Avenida Barros Reis, foram instalados 158 pontos de LED e, na Avenida General San Martin, mais 219 luminárias, totalizando 377 novos pontos. Com a implantação do sistema, há uma redução de aproximadamente 40% no consumo de energia. Todas as lâmpadas implantadas nessa modernização possuem também uma garantia de cinco anos, ou seja, durante este período a cidade não arca com qualquer custo de manutenção, o que gera economia aos cofres municipais.

De acordo com o titular da Diretoria de Iluminação, Júnior Magalhães, a Prefeitura vem investindo gradualmente neste sistema em todos os pontos da cidade, de modo a atingir todos os soteropolitanos.”As avenidas San Martin e Barros Reis são importantes avenidas que levam a bairros populares como Liberdade, São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, e precisavam de uma iluminação mais eficiente. Assim como diversos locais da capital, a melhoria da iluminação tem contribuído com a redução da criminalidade”, frisou, ao completar que a próxima localidade a ser beneficiada será o bairro de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário.

Balanço – Apenas este ano, cerca de 1.500 novos pontos de iluminação em LED foram implantados na capital baiana. Nos últimos cinco anos, foram 4.584 novas lâmpadas instaladas em locais estratégicos da cidade. Até o fim de 2017, mais 61 localidades serão beneficiadas com renovação da iluminação, ao custo de, aproximadamente, R$ 3 milhões.

Problema crônico – O prefeito também salientou que a Prefeitura está atuando para resolver os problemas crônicos de alagamento na San Martin, que prejudica principalmente a pavimentação no local. “Fizemos serviço de recapeamento aqui, mas havia outros problemas na via. Então, está sendo feito um trabalho de drenagem nas ruas transversais, justamente para que a água possa ser escoada antes de atingir a avenida. Com isso, esperamos que a San Martin esteja melhor preparada para enfrentar as próximas chuvas”, explicou ACM Neto.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados