Saúde promove a VII Semana de Mobilização sobre a Doença Falciforme

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, entre os dias 23 e 27 de outubro, a VII Semana de Mobilização sobre a Doença Falciforme. O evento, realizado através do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme (PAPDF), contará com palestras ministradas por profissionais de saúde, diálogos com os pacientes, além de coleta para eletroforese de hemoglobina, exame que diagnostica a doença, indicado para pessoas que não realizaram o teste do pezinho.

“Durante toda semana, as unidades básicas de saúde e os ambulatórios de referência intensificarão ações educativas e de divulgação sobre a rede de saúde disponível, exame diagnóstico e características da doença, além da coleta da eletroforese de hemoglobina nos postos do município. As ações são intensificadas nesse período para que a população tenha acesso a mais informações sobre a doença”, explica Mariana Maracajá, do Campo Temático da Doença Falciforme no município.

Mais atividades –

A Semana de Mobilização acontece também em articulação com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Serão realizadas duas atividades voltadas para o tema: A Escola e o Cuidado às Pessoas com Doença Falciforme. A primeira ocorrerá no dia 26, no auditório da Faculdade Unijorge (Campus Comércio), com a apresentação da Tese de Dissertação de Isabel Castro, coordenadora do Centro de Educação e Apoio Social do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Avaliação de Sistemas Cognitivos na Anemia Falciforme: estudo comparativo de crianças e adolescentes com e sem infartos cerebrais silenciosos”.

No dia 27, o evento acontece na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 8h, onde o papel da educação e da escola no cuidado às crianças e adolescentes com doença falciforme será reafirmado. As atividades são voltadas para os profissionais da saúde e da educação, usuários e familiares. Em parceria com Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL), a SMS participará ainda da II Semana da Doença Falciforme, no período de 24 a 28 de outubro, no Shopping Center Lapa, para orientar a população sobre o agravo.

A doença –

A Doença Falciforme acomete principalmente a população afrodescendente. Estima-se que, por ano, 3,5 mil crianças nasçam com o problema no Brasil. Em Salvador, a proporção é de 1 caso para cada 650 nascidos vivos. Os principais sintomas da Doença Falciforme são a anemia crônica, icterícia (cor amarelada na parte branca dos olhos), mãos e pés inchados e com muita dor nos punhos e tornozelos (frequente até os dois anos de idade), além de crises de dores em músculos, ossos e articulações.

Serviço –

Em Salvador, os portadores contam com dois Ambulatórios Especializados em Doença Falciforme do Brasil, no Multicentro Vale das Pedrinhas e no CAE Centro – Carlos Gomes, onde os usuários recebem atendimento ambulatorial completo através de uma equipe multiprofissional composta por hematologistas pediátrico e adulto, enfermeira, nutricionista, assistente social, psicólogo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados