Pesquisadores de Salvador participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 20 países

Alunos da capital representam a Bahia na 32ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.

Nove jovens pesquisadores da capital baiana representam o estado na 32ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 27 de outubro de 2017. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

O estudante Walter da Silva Junior, do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia, desenvolveu uma pesquisa em torno de uma técnica de tatuagem indolor baseada em nanotecnologia. O trabalho teve a orientação da professora Clara Matos Cerqueira. Aluno da escola Escola Djalma Pessoa – Sesi/BA, o estudante Gabriel Negrão de Morais realizou um estudo sobre a síntese orgânica assimétrica do álcool 1-feniletanol, através de processos biocatalíticos, utilizando-se casca de laranja. A pesquisa contou com a orientação do professor Fernando Leal Barreiros Moutinho.

Também de Salvador será apresentada a pesquisa Realutional Bag, de autoria dos estudantes Pedro Henrique Harzer Santana, Luca Issa Sampaio Rossi e Caio Araújo da Silveira. Eles desenvolveram uma mochila inteligente, que reúne todos os arquivos eletrônicos de diferentes dispositivos do usuário. A pesquisa, que também foi desenvolvida na Escola Djalma Pessoa – Sesi/BA, teve a orientação da professora Lilian Alves de Almeida. Na mesma instituição de ensino os alunos Marcos Felipe Soares Alves Pereira e João Vitor dos Santos Oliveira desenvolveram um estudo sobre a redução dos níveis de CO2 antrópico na atmosfera utilizando metabolismo da microalga Dunaliella salina, e disposição da sua matéria orgânica, para produção de tensoativo. Essa foi a segunda pesquisa orientada pelo professor Fernando Leal Barreiros Moutinho que será apresentada na Mostratec.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior), distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.
Mais informações em www.mostratec.com.br .

ESCOLA E PROJETO DA BAHIA

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Bahia

Projeto: NANOink- Desenvolvimento de tatuagem indolor baseada em nanotecnologia

Aluno: Walter da Silva Junior

Orientadores: Clara Matos Cerqueira

Escola Djalma Pessoa – Sesi/BA

Projeto: Estudo sobre a síntese orgânica assimétrica do álcool 1-feniletanol através de processos biocatalíticos utilizando-se casca de laranja (Citrus Sinensis).

Aluno: Gabriel Negrão de Morais

Orientador: Fernando Leal Barreiros Moutinho

Escola Djalma Pessoa – Sesi/BA

Projeto: REALUTIONAL BAG

Aluno: Pedro Henrique Harzer Santana, Luca Issa Sampaio Rossi e Caio Araújo da Silveira

Orientadora: Lilian Alves de Almeida

Escola Djalma Pessoa – Sesi/BA

Projeto: Redução dos níveis de CO2 antrópico na atmosfera utilizando metabolismo da microalga Dunaliella salina e disposição da sua matéria orgânica para produção de tensoativo

Aluno: Marcos Felipe Soares Alves Pereira e João Vitor dos Santos Oliveira

Orientador: Fernando Leal Barreiros Moutinho

Escola Djalma Pessoa – Sesi/BA
Projeto: Chorume do Bem: Fertilizante e pesticida natual.
Alunas: Mariana Santana Falcão Maia e Marcela Talita Rodrigues das Mêrces
Orientador: Maurício Souza Bandeira
Co-orientador: Marcelo Barroso Barreto

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados