Líderes comunitários se formam em capacitação do Parque Social

Após seis meses de aprendizado, 35 jovens e adultos que já atuam em instituições sociais de diversos bairros de Salvador concluíram, nesta segunda-feira (18), a formação em Líder Empreendedor Social. O projeto do Parque Social visa capacitar líderes comunitários em noções de gestão e empreendedorismo. A formatura contou com homenagens, recital e distribuição de certificados. Participaram da cerimônia a diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador, João Roma, além de outras autoridades.

Ao todo, duas turmas (do turno matutino e vespertino) concluíram a capacitação, que está dividida em cinco módulos com 32 horas cada. Os alunos tiveram aulas de Empreendedorismo Social, Gestão Comunitária, Introdução à Elaboração de Projetos Sociais, Gestão Financeira e Legislação do Terceiro Setor. Além disso, professores capacitados ministraram palestras sobre temas como Captação de Recursos, Desenvolvimento Local e Participação Cidadã e as turmas e equipes do Parque Social tiveram a oportunidade de conhecer as instituições de trabalho de cada líder comunitário.

Graças à capacitação que recebeu, a líder comunitária Gicélia Barros, 53, elaborou, recentemente, um projeto para pleitear o financiamento de um concurso cultural para a comunidade onde vive, no bairro Sete de Abril. Ela agora é primeiro-suplente do projeto que ela mesma desenvolveu para a sua vizinhança. “Tudo isso só foi possível graças ao conhecimento que eu adquiri aqui, que foi muito enriquecedor. Essa capacitação nos habilita a organizar a documentação da instituição, principalmente a parte da contabilidade e de estatuto e, principalmente, a desenvolver um trabalho diferenciado e de qualidade”, diz.

Para a diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães, a celebração da formatura de mais duas turmas é importante não só para os alunos, mas para toda a equipe da instituição. “Esse projeto é referência porque, por si só, já diz muito da nossa missão e do nosso propósito que é, justamente, atuar na perspectiva do empreendedorismo social e da atuação cidadã de empoderamento e valorização das pessoas, além de destacar o potencial das comunidades enquanto agente de transformação e de mudança”, afirmou.

João Roma ressaltou o projeto como um uma importante ferramenta fomentadora de conhecimento e crescimento profissional. “Esta é uma ferramenta que se soma à vocação desses líderes comunitários para que eles possam exercer o papel que cada um já exerce nos bairros de Salvador. Quando o Parque Social desenvolve um projeto desse, com tanta tecnologia e conhecimento, que visa promover e capacitar pessoas a identificar talentos locais e a mostrar novos caminhos, deixa toda a equipe da Prefeitura de Salvador satisfeita”.

Capacitação – Com os alunos que concluíram o conteúdo na ocasião, o Parque Social já contabiliza dez turmas capacitadas. Por ano, quatro turmas são formadas, duas por semestre, nos turnos vespertino e matutino. As próximas turmas iniciarão as aulas na próxima quinta-feira e devem se formar no final do ano. Quem tiver perfil de liderança e interesse em participar pode se inscrever na sede do Parque Social, localizada dentro do Parque da Cidade, no Itaigara.

Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas por turma (20 em cada turno). A capacitação é gratuita e dá direito a certificado. Os inscritos passam por uma triagem e, se selecionados, recebem aula em dois dias na semana, nas quintas e sextas-feiras. A ONG Parque Social realiza cerca de 20 ações sociais e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados