Chegada da primavera será celebrada com 36 horas de atividades em Salvador

Festival da Primavera 2017 acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em nove espaços diferentes da capital baiana. Confira a programação completa que será realizado em nove espaços diferentes de Salvador.

Considerado um dos principais eventos do calendário anual de festas de Salvador, o Festival da Primavera 2017 foi apresentado nesta segunda-feira (11), no Palácio Tomé de Souza, em coletiva realizada pelo prefeito ACM Neto. A festa acontece entre os dias 21 e 24 de setembro, em nove espaços diferentes da capital baiana, e terá aproximadamente 36 horas de atividades. Serão investidos cerca de R$ 1 milhão, dentre recursos municipais e da iniciativa privada, para custeios com infraestrutura, serviços e gastos referentes aos artistas, respectivamente. O evento é patrocinado pela Air Europa, Shopping da Bahia e Banco Itaú.

“Esta é a quinta edição do festival realizada nesta gestão e, como já é costume, estamos ampliando a variedade e a oferta de atrações para um público de todas as idades. A festa marca a chegada da nova estação, que muda o clima na cidade e já antecipa o que temos a oferecer durante o verão. O festival traz alternativas para todos os gostos, seja em relação à música, dança, artesanato, gastronomia, esporte e lazer. Esse é um evento com importantes atrações para mostrar que Salvador está consolidada como a cidade brasileira que possui o maior calendário de eventos ao ar livre”, destaca o prefeito.

Cerca de 20 espetáculos musicais, campeonatos de surfe, futebol, esportes aquáticos, apresentações teatrais e gastronômicas, além de feiras de artes e antiguidades vão movimentar os palcos do festival. Dentre as estrelas programadas para o evento estão os cantores Saulo Fernandes, Carla Visi, Fernanda Abreu e Humberto Morais. Os espetáculos acontecem no Rio Vermelho, epicentro das festividades, Campo Grande, Centro Histórico, Barra, Ribeira, Boca do Rio e Stella, Mares, além do Parque da Cidade e da Avenida Professor Magalhães Neto. A programação completa do evento pode ser conferida através do site www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

Diversidade – Buscando atingir uma quantidade maior de pessoas a cada ano, o Festival da Primavera traz uma gama extensa de atrações. Um dos destaques é a presença do campeão mundial de surfe (2015), Adriano de Souza, também conhecido como Mineirinho. Ele será a atração principal da etapa baiana da Copa de Surf Salvador: Futuros Campeões, que será realizada em parceria com a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e acontece na praia de Stella Maris, nos dias 23 e 24 de setembro, e terá disputas em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14, sub-16.

Os jovens da cidade interessados em participar da Copa Surf Futuros Campeões – Troféu Adriano de Souza podem se inscrever através do site www.trofeuadrianodesouza.com.br até o dia 20 de setembro. As inscrições de todas as categorias custam R$ 60 e os vencedores ganharão troféu e kits de patrocinadores e apoiadores do campeonato.

“Queremos é que o público tenha essa opção de escolher sua atividade preferida. Nossa intenção, como nos diversos eventos que realizamos ao longo do ano, é dinamizar os espaços públicos, movimentando toda a cadeia produtiva dos setores do entretenimento, de forma a gerar emprego e renda durante esse período. Salvador é uma cidade que vive de serviços, e o entretenimento já faz parte de nossa cultura. Portanto, a festa é muito importante para quem participa direta ou indiretamente do evento”, assinala o titular da Saltur, Isaac Edington.

Programação – Quem vem iluminar um dos palcos do Festival da Primavera, pela primeira vez, é a cantora Fernanda Abreu. A artista, que esse ano também estará no Rock in Rio, traz para Salvador seu novo show “Amor Geral”. A apresentação contempla os seis hits inéditos de seu novo álbum e também as canções que fizeram sucesso na carreira da artista. O show “Amor Geral” promete levar para Salvador, além de muito suingue e balanço, uma mensagem de tolerância no convívio social e respeito às liberdades individuais. A cantora sobe ao palco localizado no Largo da Mariquita no sábado (23).

Ainda no dia 23, também no Rio Vermelho, outro show que vem com tudo é o do músico e multi-instrumentista Luciano Calazans. Para o Festival, Luciano projetou um show instrumental, que celebra 30 anos de sua carreira. Ele é o protagonista da apresentação, mas será acompanhado por músicos de primeira linha numa formação original que criou para a data.

Para essa edição do Festival da Primavera, uma surpresa para as crianças: o cantor Saulo sobe ao palco com seu show “Pé de Maravilha”, no domingo (24). Com o tema “A Floresta”, o público poderá curtir canções que vão desde Saltimbancos até cantigas populares, passando por composições próprias, agraciando a garotada e também os adultos. O show também será realizado no Rio vermelho.

O Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, recebe ainda apresentações como o espetáculo “És tu Brasil”, encenado pelo Ballet Acadêmico da Bahia. “És tu Brasil” passeia pelas manifestações e danças das diversas etnias formadoras do país. O espetáculo foi criado para um intercâmbio Luso-Brasileiro, em Portugal, e passou pelas cidades de Cascais, Porto e Lisboa, retornando ao país para apresentação desse show. A apresentação acontece no sábado (23).

E para deixar essa programação ainda mais versátil, Salvador vai receber o sertanejo do mineiro Humberto Morais. O show do músico, que se destaca pelo bom humor, é recheado por um vasto repertório e promete agradar ao público tocando músicas que agitam a galera. Humberto se apresenta também no sábado no Anfiteatro do Parque da Cidade.

A banda Duas Medidas levará ao palco todo seu Eletrobalance – movimento criado pelo grupo para demonstrar o som moderno feito por eles, com mistura de diversos ritmos como reggaeton, funk e música eletrônica. E a dupla Raffa e Pipo Marques também promete muita energia e vibração. Ambos tocam na Praça Dodô e Osmar, Ribeira, no sábado (23).

O festival ainda levará para os palcos o show da banda Faustão e os Mongas. Com repertório de grandes clássicos do pop rock nacional dos anos 80, que vão de Erasmo Carlos a Titãs, o grupo pretende agitar o público. O mesmo promete o grupo Quabales, conhecido pelas apresentações marcantes misturando violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. As apresentações encerram os shows musicais no Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, no domingo (24).

O Rio vermelho pode se preparar também para um cortejo que sairá da praça Brigadeiro Lima em direção ao Largo da Mariquita. Compõem o cortejo a Filarmônica Filhos de Apolo, o grupo LifeCirco, os Caballeros de Santiago, a turma do Povo Pediu, o Samba de Dona Dalva, o Teatro Infantil Gil Santana e os Palhaços do Rio Vermelho. Serão três horas de muita folia pelas ruas do bairro na sexta-feira (22).

A cantora Carla Visi também se apresenta neste Festival da Primavera, levando sua voz doce e marcante para comemorar a chegada da nova estação com soteropolitanos e turistas, assim como o músico Paulinho Oliveira e também a banda Flor Serena. As apresentações acontecem em palco montado na Vila Caramuru, também na sexta-feira (23). Entre os shows ainda estão programados esquetes teatrais do grupo Caratapa.

Na sexta-feira (23), outro palco será ativado no Largo de Santana, no Rio Vermelho. Umas das apresentações deste palco fica por conta do show “Eu e Ele”, realizado pelos músicos e compositores J. Velloso e Luciano Bahia. O show, que levará à tona toda musicalidade que envolve a amizade desses dois cantores baianos, vai contar com a participação de Mario Ulloa. O público neste palco contará ainda com a apresentação do cantor Gerônimo e do grupo Gafieira do Dadá. O Grupo de Teatro Sitorne Cia de Teatros também fará esquetes no local.

Gastronomia – No primeiro dia do Festival, o público pode conferir de perto as primeiras aulas do “Cozinhas Show”. Em sua segunda edição, o projeto volta a promover uma agenda positiva em torno da gastronomia soteropolitana, convidando a todos a conhecer um pouco mais da diversidade e qualidade gastronômica da cidade. O evento consiste em três dias de apresentações públicas e gratuitas com chefs renomados de Salvador.

Os shows acontecem no dia 21 e nos dias 23 e 24 de setembro, das 16h às 20h, sendo que apenas no sábado às aulas começam às 15h, com especial para crianças: os pequenos poderão pôr a mão na massa e se divertir muito. E o público poderá conferir dicas especiais dos chefs Theo Tapioca, do Teco Fusion Food, Gabriel Lobo, do restaurante Sagaz, Celso Vieira, do Pasta em Casa e Forneria, Arthur Barbosa, do RV Lounge, Albert Vernedas, da Perini, Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, Leka Hattori, do Leka Food Truck, Georgia Cirilo, do Bolo das Meninas, José Morchon, do La Taperia e Shanti, e um chef do Senac.

Esporte – Além da Copa de Surf Salvador: Futuros Campeões, Salvador vai receber pela segunda vez o Aloha Spirit Festival, o maior festival de esportes aquáticos da América Latina. Esse é o nono ano da história do evento. A capital baiana recebe a terceira e última etapa deste ano do festival, que já passou por Ilhabela (São Paulo) e Cabo Frio (Rio de Janeiro). Em cada uma das arenas (SP e RJ), o festival contabilizou, em média, 1,5 mil atletas de todas as partes do Brasil e um público de 4 mil pessoas circulando. O Aloha vai acontecer na praia do Porto da Barra de sexta-feira (22) a domingo (24). As inscrições podem ser feitas através do site www.alohaspirit.com.br/wp.

Feiras – No sábado e no domingo (22 e 23 de setembro), a Praça 2 de Julho, no Campo Grande, recebe a “Feira de Arte e Antiguidade”. O espaço reúne móveis antigos, objetos de arte, decoração retrô, santos esculpidos e lojas de raridades em um mesmo espaço. O projeto reúne comerciantes, lojistas, expositores e intervenções artísticas diversas. Também no Campo Grande acontecerá a “Feira das Artes na Primavera”. No Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, o fim de semana será com a “Feira de Arte Cidade Mãe”. No local, os expositores diversos levam originalidade e muita arte ao Rio Vermelho, a partir das 10h.

Além desses locais, o Parque da Cidade recebe uma edição do “Coreto Hype”. Feira ao ar livre com mais de 100 empreendedores. Lojinhas, moda, música, gastronomia e diversão em família garantida, também no sábado e no domingo do Festival. E terá ainda a “Feira de Artes e Talentos”, que deixará a programação do Parque da Cidade ainda mais completa. O espaço predileto das famílias soteropolitanas também acorda mais primaveril no sábado e no domingo do Festival. Lá, as crianças podem acordar bem cedo porque, a partir das 7h, o parque já estará com Cama Elástica, Pula-Pula, Moto Elétrica e Recreação Infantil montadas e esperando por elas.

O Parque da Cidade conta também com um circuito fixo de minibike, que vai deixar os pequenos ainda mais animados. Além disso, ainda pela manhã o espaço contará com aulas de Alongamento, Ginástica e Treinamento Funcional, em um tablado montado no gramado do Parque. No mesmo espaço, o professor de dança Jaguar e o Dj John Oliver fazem o público suar a camisa e se divertir em aula de dança ao ar livre.

No domingo (24), das 13h às 17h, o público vai poder curtir gratuitamente os trabalhos dos Djs Charles Carvalho (13h), Oliver Dom Jack (14h), Kairo San (15h) e Santz (16h), em uma iniciativa que promove música, dança e experiências recreativas para todas as idades. O evento, que recebe o nome de Pick-Nick com DJs, é um chamado para que as famílias e os amantes da música eletrônica possam interagir ao som dos grandes artistas da terra. Esse projeto conta com a iniciativa do Coletivo DJs da Bahia.

Centros Culturais – A Casa do Benin, o Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha contam com programação especial. Sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos (FGM), os espaços produzem e realizam ações culturais que garantem a aproximação com a cultura e com a arte. Entre as ações estão lançamento de um livro, diálogo com escritoras, exposições, peças, festival sonoro e circuito de rima. A programação completa e detalhes sobre as ações podem ser conferidas no site do Festival da Primavera.

Bikes – Essa edição do Festival conta também com o Passeio Cicloturístico da Primavera. Centenas de ciclistas se reúnem em um passeio fora do comum pelos principais pontos turísticos da cidade. Com largada às 8h, da entrada do Colégio IMEJA, na Boca do Rio, as bicicletas vão transitar pela orla atlântica da cidade, passando pela Cidade Baixa até chegar à Igreja do Bonfim. O evento acontece no domingo (24) e percorrerá 25 km passando por dezenas de monumentos e locais históricos e culturais.

Parcialmente fechada, a Avenida Professor Magalhães Neto também será um ponto de encontro entre os amantes da bike, no domingo. O espaço ficará interditado das 7h às 17h e o público poderá ir com suas bikes, patins e skates para diversão. Além da Magalhães Neto, os pequenos terão a chance de pedalar bastante na Barra. Das 9h às 17h, também no domingo, será montado um Minicircuito Infantil de bike a lado do Farol.

Uma novidade também vai deixar os usuários de bike contentes. O Concurso CicloFotográfico Salvador Vai de Bike levará 60 ciclistas para uma visita guiada no Centro Histórico de Salvador. Os participantes terão que formar duplas e produzir belas imagens para concorrer a prêmios. Todas as informações e link para inscrição estarão em matéria no site do Festival da Primavera.

Esporte e Lazer – A Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) também participa do Festival da Primavera com ativações de esporte e lazer. No dia 23, sábado, será a abertura da Copa Dente de Leite e da Copa das Ligas. Às 9h, no Estádio de Pituaçu, serão realizadas as aberturas das competições. Os jogos são disputados por crianças e adolescentes devidamente matriculados na escola. Este ano, 800 atletas divididos em 40 equipes vão competir em jogos que vão ocorrer até o mês de dezembro, em campos diversos na capital baiana. No dia 24, domingo, o projeto Ruas de Lazer, também da Semtel, levará a três bairros da cidade um dia recheado de brincadeiras infantis, animação e muita folia. Os bairros ainda estão em fase de seleção.

Turistas – Para os turistas que estão na cidade, uma notícia importante: uma parceria entre a Prefeitura e o Salvador Bus vai garantir a ida e vinda daqueles que estarão hospedados na cidade e desejam curtir de perto o Festival, sem se preocupar com o deslocamento. Os hotéis passarão detalhes do trajeto e dos horários aos turistas. O Festival da Primavera tem patrocínio do Itaú e Shopping da Bahia.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados