Salvador: Câmara entrega Medalha Zumbi dos Palmares à Fabya Reis

A Câmara Municipal de Salvador homenageou nesta segunda-feira (28) a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. O evento ocorreu no Plenário Cosme de Farias, às 19 h. Autor da homenagem, o vereador Moisés Rocha (PT) salientou que “a entrega de honrarias a representantes das lutas da população negra é um processo de reparação que vem sendo conduzido pelos vereadores negros nesta Casa ”.

O parlamentar argumentou que “a secretária Fabya Reis teve a visão da importância da educação para a emancipação e empoderamento do povo negro”. Ele recordou que “a homenageada de hoje ingressou na academia, onde formou-se, fez mestrado, doutorado e pós-doutorado”. O vereador ressaltou ainda “que Fabya Reis conseguiu um equilíbrio entre as suas atividades na academia e sua trajetória de luta e militância”.

Por sua vez, Fabya Reis salientou seu agradecimento ao vereador Moisés Rocha. “O parlamentar, junto com Marta Rodrigues, Aladilce Souza, Sílvio Humberto e Suíca integram a luta anti racista nesta Casa”. Ela frisou a importância dos parlamentares citados na “luta pela implantação, em Salvador, do Estatuto da Igualdade Racial”.

Presente ao evento, o vereador Sílvio Humberto (PSB) frisou que “a Medalha Zumbi dos Palmares é concedida a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade negra e trabalham em prol de políticas de promoção da igualdade racial e de enfrentamento do racismo”. De acordo com o parlamentar, “a trajetória da secretária Fabya Reis é de luta e compromisso”.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) afirmou que “a homenageada de hoje é oriunda do Movimento dos Sem Terra (MST). Ela tem uma trajetória de lutas e agora, à frente da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, tem representado as comunidades”. Segundo Marta Rodrigues, “a homenageada demonstra compromisso em sua luta nos movimentos sociais”.

A programação cultural contou, dentre outras performances, com a apresentação do Grupo Cultural Olodum.
A Mesa da sessão especial foi composta também pelo deputado federal Valmir Assunção (PT); o reitor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), João Carlos Sales Pires da Silva; o desembargador Lidivaldo Britto; o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; procuradora Cléa Costa; o comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão; o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, coronel Francisco Telles; o presidente do Ilê Aiyê, Vovô; representante das religiões de matriz africana, Ebomi Nice; e uma diretora do Movimento Sem Terra, Elizabeth Rocha.
Os vereadores Luís Carlos Suíca (PT) e Aladilce Souza (PCdoB) também prestigiaram o evento.

Biografia

Fabya Reis tem 43 anos e é natural de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia. Ela ingressou na militância social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Ela graduou-se em Administração, com foco no terceiro setor. Em 2008 concluiu o mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição acadêmica, Fabya Reis tornou-se doutora em Ciências Sociais, no ano de 2012, e concluiu o pós-doutorado em 2014.

Antes de comandar a pasta, ela ocupava a chefia de Gabinete da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Neste mesmo órgão exerceu o cargo de coordenadora Executiva de Políticas para Comunidades Tradicionais.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados